O selecionador nacional de futebol sub-21, Rui Jorge, anunciou hoje os convocados para o arranque da qualificação do Europeu de 2019, apresentando uma lista com muitas novidades para o jogo com País de Gales, em 05 de setembro.

Na conferência de imprensa realizada na Cidade do Futebol, em Oeiras, o treinador português expressou a sua confiança de manter o elevado ritmo competitivo da equipa nos últimos anos, mas não deixou de reconhecer que este é um novo grupo e que os jogadores devem aproveitar a oportunidade.

"As expectativas são de tentar que os jogadores continuem a fazer o que têm feito nos últimos anos. O grande objetivo do nosso espaço aqui é colocá-los todos a bater à porta [da seleção A]. Alguns jogadores serão menos conhecidos e estes são momentos para se darem a conhecer melhor e mostrarem a sua qualidade", afirmou.

Entre o lote de 23 jogadores convocados para o encontro com os galeses figuram 14 elementos sem qualquer internacionalização no escalão dos sub-21. Todavia, Rui Jorge garante que as suas escolhas permitem continuar a exibir um futebol de qualidade num grupo em que conta também com a oposição de Bósnia-Herzegovina, Roménia, Suíça e Liechtenstein.

"Quando escolhemos os jogadores é com base em determinadas caraterísticas. Claro que atendendo à qualidade dos nossos jogadores, podemos proporcionar bons espetáculos. Temos garantia de qualidade nos nossos jogadores", sublinhou.

Por outro lado, o selecionador de sub-21 desvalorizou o menor ritmo de alguns dos convocados, em virtude da pouca utilização nos seus clubes, como é o caso de Renato Sanches no Bayern Munique. Sobre essa realidade, o técnico da equipa das quinas ressalvou o "equilíbrio" da "mescla" de jogadores na lista hoje divulgada.

"Se a maioria não tivesse competição poderia ser preocupante, mas temos jogadores que nos garantem a competição. Não deixam de ser jogadores de grande qualidade e terão aqui espaço para o vir demonstrar. Teremos outros nessa situação do Renato, mas é uma situação pontual, onde a concorrência nos clubes é maior, mas o valor deles continua lá", sentenciou.

O primeiro desafio de Portugal no grupo 8 de apuramento para o Campeonato da Europa de sub-21 de 2019, em Itália, será disputado frente ao País de Gales, em 05 de setembro, às 19:15, em Chaves.

 Convocados:

- Guarda-redes: Diogo Costa (FC Porto), Joel Pereira (Manchester United) e Pedro Silva (Sporting).

- Defesas: Fernando Fonseca (Estoril-Praia), Francisco Ferreira (Benfica), Ivanildo Fernandes (Sporting), Jorge Fernandes (FC Porto), Diogo Dalot (FC Porto), Luís Mata (FC Porto), Rúben Dias (Benfica) e Yuri Ribeiro (Rio Ave).

- Médios: André Horta (Benfica), Rúben Neves (Wolverhampton), Bruno Xadas (Sporting de Braga), Gil Dias (Fiorentina), João Carvalho (Benfica), João Gamboa (Marítimo), Pedro Delgado (Sporting), Rafael Barbosa (Sporting) e Renato Sanches (Bayern de Munique).

- Avançados: Diogo Gonçalves (Benfica), Gonçalo Guedes (Paris Saint-Germain) e Xande Silva (Vitória de Guimarães).