Dar uma alegria ao povo. Será este o mote da Ucrânia no Euro2024, numa altura em que o país continua a defender o seu território contra a invasão da Rússia. Chegar aos oitavos de final é o objetivo principal dos ucranianos, numa primeira fase onde irão medir forças com Bélgica, Roménia e Eslováquia no Grupo E.
Como se apurou para o Campeonato da Europa de 2024
3.ª no Grupo C (8 jogos, 4 vitórias, 2 empates, 2 derrotas, 16 golos marcados, 5 golos sofridos), apuramento via play-off
Depois de ter sido apenas 3.ª no Grupo C, atrás de Inglaterra e Itália, a Ucrânia conseguiu apurar-se para os play-off via Liga das Nações. Nos play-off, começou por afastar a Bósnia e Herzegovina por 2-1, com reviravolta aos 85 e 88 minutos. Depois derrotou a Islândia pelo mesmo resultado, com o golo do triunfo a chegar aos 84 minutos.
Curiosidade estatística
Andriy Shevchenko é a estrela maior do futebol ucraniano. Melhor jogador de sempre do país, foi selecionador da Ucrânia e também presidente da Federação do país. É o único ucraniano a ter participado num europeu como jogador e treinador e o mais velho a marcar numa fase final de um Europeu, quando apontou um golo diante da Suécia em 2012, aos 35 anos e 256 dias.
Histórico de participações no Euro
Presenças anteriores em fases finais: 3
Registo total: 11 jogos, 03 vitórias, 00 empates e 8 derrotas, 8 golos marcados e 19 sofridos.
Melhor desempenho: Quartos-de-final (2020)
Desempenho no Euro 2020: quartos de final.
Este será o quarto Europeu para a Ucrânia, seleção que não passou da fase de grupos nas duas primeiras participações. Em 2016 teve uma participação para esquecer, com derrotas nos três jogos da fase de grupos, e sem qualquer golo marcado, numa prova onde sofreu cinco golos.
Quem é o selecionador?
A Ucrânia teve sempre selecionadores nacionais oriundos do país. Oleg Blokhin (2012), Mykhaylo Fomenko (2016) e Andriy Shevchenko (2020) lideraram a equipa nas anteriores participações. Desta feita, a tarefa será desempenhada por Serhiy Rebrov, antigo jogador que fez grande dupla atacante no Dinamo Kiev e também na seleção com Andriy Shevchenko. Começou no seu Dínamo Kiev como adjunto, foi treinador da equipa B, antes de chegar à formação principal do gigante da capital. Tem ainda uma passagem pelo Al Ahli Jeddah da Arábia Saudita, pelo Al Ain dos Emirados Árabes Unidos e pelo Ferencváros da Hungria.
Quem são as estrelas e os jogadores a ter em conta?
Jogador mais utilizado na fase de qualificação: Dovbyk, Sudakov e Mykolenko (10 jogos)
Melhores marcadores na fase de qualificação: Tsygankov (3 golos)
Mais assistências na fase de qualificação: Roman Yaremchuk, Yukhym Konoplia, Georgiy Sudakov e Mykhaylo Mudryk (2 assistências)
A maior parte dos jogadores que fizeram a qualificação jogam na liga ucraniana, apesar de o país estar em guerra. Dos habituais convocados, há atletas que brilham noutros campeonatos europeus. O guarda-redes Trubin, do Benfica, é suplente de Lunin, titular no Real Madrid. Os defesas Vitaliy Mykolenko do Everton, Illia Zabarnyi do Bournemouth e os médios Oleksandr Zinchenko do Arsenal e Mykhaylo Mudryk do Chelsea brilham na Premier League. Artem Dovbyk chega ao Euro depois de uma fantástica época no surpreendente Girona , 3.º colocado em Espanha. O avançado ucraniano sagrou-se melhor marcador da La Liga 2023/24.
Os 26 convocados da Ucrânia
- Guarda-redes: Georgiy Bushchan (Dynamo Kyiv), Andriy Lunin (Real Madrid), Anatoliy Trubin (Benfica)
- Defesas: Valeriy Bondar (Shakhtar Donetsk), Yukhym Konoplia (Shakhtar Donetsk), Mykola Matviyenko (Shakhtar Donetsk), Bogdan Mykhaylichenko (Polissya Zhytomyr), Vitaliy Mykolenko (Everton), Oleksandr Svatok (Dnipro-1), Maksym Talovierov (LASK), Oleksandr Tymchyk (Dynamo Kyiv), Illia Zabarnyi (Bournemouth), Oleksandr Zinchenko (Arsenal)
- Médios: Volodymyr Brazhko (Dynamo Kyiv), Ruslan Malinovskyi (Genoa), Mykola Shaparenko (Dynamo Kyiv), Taras Stepanenko (Shakhtar Donetsk), Georgiy Sudakov (Shakhtar Donetsk), Serhiy Sydorchuk (Westerlo), Viktor Tsygankov (Girona), Andriy Yarmolenko (Dynamo Kyiv), Oleksandr Zubkov (Shakhtar Donetsk)
- Avançados: Artem Dovbyk (Girona), Mykhailo Mudryk (Chelsea), Vladyslav Vanat (Dynamo Kyiv), Roman Yaremchuk (Valencia)
Comentários