A Ucrânia, em guerra há dois anos após a invasão da Rússia, pode garantir um lugar no Europeu de futebol de 2024 esta terça-feira (26), num dos últimos três jogos que definem os últimos apurados para o torneio de seleções mais importante do Velho Continente.

O apuramento ucraniano pode dar ao Euro (14 de junho - 14 de julho) uma dimensão geopolítica, algo já habitual nas grandes competições desportivas internacionais.

Jogando como anfitrião, a seleção da Ucrânia vai receber a Islândia na cidade de Wroclaw, na vizinha Polónia, país que já recebeu jogos do Shakhtar Donetsk em provas europeias esta temporada.

Os ucranianos não terão vida fácil, já que na ronda anterior do play-off os islandeses golearam Israel por 4-1, com hat-trick de Robert Gudmundsson, em outro jogo que foi disputado na Polónia, devido a guerra de Israel na Faixa de Gaza.

O vencedor desta 'Via B' do play-off vai ficar no Grupo E do Euro2024, ao lado de Bélgica, Eslováquia e Roménia.

No mesmo horário será disputado o jogo mais atrativo destes play-offs, entre País de Gales e a Polónia de Robert Lewandowski, que aos 35 anos não quer desperdiçar uma de suas últimas oportunidades de participar numa competição de seleções.

O avançado do Barcelona é a referência ofensiva da seleção polaca, apesar de ter ficado em branco na goleada sobre a Estônia por 5-1 na jornada passada.

Já o País de Gales parece ter superado a saída do craque Gareth Bale e está próximo de participar no seu terceiro Europeu consecutivo, depois de passar mais de 50 anos sem estar em grandes torneios internacionais-

O vencedor deste duelo vai integrar o Grupo D do Euro2024, que também tem França, Países Baixos e Áustria.

Por fim, a Grécia visita a Geórgia para tentar entrar no Grupo F, onde estão Portugal, Turquia e República Checa.