Um bom português, que ande pela Polónia durante o Euro2012, procura sempre boa comida. Até porque o futebol cai sempre bem com uma boa refeição. O SAPO Desporto encontrou e aproveitou para experimentar a gastronomia típica do país
A comida polaca é uma mistura de tradições culinárias, com influência turcas, alemãs, húngaras, russas e francesas. É rica em carne e relativamente alta em gorduras.
Em pleno centro da cidade, está o "Gospoda Pod Koziotkami", o restaurante mais recomendado pelos locais para degustar os sabores da Polónia. Dividido em quatro divisões (sala de galeria, sala de grelhados, esplanada e sala privada para festas), este restaurante assume-se claramente como um cartão de visita, através dos seus pratos tradicionais, da comida polaca.
A sala dos grelhados, mais requintada, de aspeto rústico, e com os preços mais altos, foi o local escolhido por Natalya Ligas, gerente do Gospoda, para conversar sobre os pratos típicos, onde destacou claramente as batatas com requeijão, o peito de pato com bolas de massa fervidas a vapor e o Pierogi (raviolis tradicionais da Polónia).
O Euro2012 já terminou para a cidade de Poznan, depois de ter acolhido apenas três jogos da fase de grupos, e por isso, é altura de fazer balanço quanto ao impacto de um campeonato europeu de futebol numa cidade.
A responsável polaca mostrou-se satisfeita pelo movimento de clientes que o Europeu trouxe ao seu estabelecimento, destacando a presença assídua dos adeptos irlandeses (cuja seleção de futebol jogou duas vezes em Poznan). Além da comida, 40 barris de cerveja foram distribuídos durante as duas semanas do Euro2012.
Ao contrário dos irlandeses, Portugal ainda continua em prova. Até à final de Kiev, Paulo Bento terá de explicar aos seus jogadores que "até os comemos!".
Comentários