A Suíça, à custa da campeã em título Itália, e a anfitriã Alemanha, frente à Dinamarca, validaram hoje, com triunfos por 2-0, a passagem aos quartos de final do Campeonato da Europa de futebol de 2024.

Os oitavos de final arrancaram no Estádio Olímpico de Berlim com a seleção helvética a aproveitar a desinspiração do detentor do troféu e a vencer os italianos com golos de Remo Freuler, aos 37 minutos, e Ruben Vargas, aos 46.

A seleção suíça, que apanhou dois sustos com duas bolas nos ferros da sua baliza, repete a presença nos quartos de final alcançado na edição de 2020, disputada em 2021 devido à pandemia de covid-19, o seu melhor resultado em cinco presenças.

Segunda classificada do Grupo A, só superada pela Alemanha, depois do empate a 1-1 com os anfitriões – curiosamente ambas as seleções passam aos quartos de final –, a Suíça voltou a bater a Itália mais de três décadas depois.

A Suíça, que com a eliminação da Itália deixou em alerta os principais candidatos a erguer o troféu, prossegue na Alemanha o bom desempenho no último Campeonato da Europa, em que só caiu frente à Espanha, depois de afastar a França, nos ‘oitavos’.

Nos quartos de final, em jogo a disputar em 06 de julho, em Dusseldorf, a Suíça vai defrontar o vencedor do embate entre a Inglaterra e a Eslováquia, que medem forças no domingo, a partir das 18:00 locais (17:00 em Lisboa), em Gelsenkirchen.

A ‘squadra azzurra’ despede-se da Alemanha nos 'oitavos', após ter chegado a esta fase no segundo lugar do Grupo B, atrás da Espanha, graças a um golo tardio e ‘salvador’ de Zaccagni, frente à Croácia, assim afastada do Euro2024.

Em Dortmund, numa partida que esteve interrompida cerca de 25 minutos devido a condições climatéricas adversas (chuva, granizo e trovoada), a Alemanha venceu a Dinamarca, num jogo desbloqueado com uma grande penalidade convertida por Kai Havertz, aos 53 minutos.

A ‘Mannschaft’ sentenciou o encontro com novo golo de Jamal Musiala, aos 68 minutos, e assegurou que vai terminar no ‘top 8’ pela 10.ª vez, confirmando argumentos para repetir os títulos de 1972, 1980 e 1996, os dois primeiros como RFA.

Nos quartos de final, a disputar na sexta-feira, em Estugarda, a Alemanha vai defrontar o vencedor do embate entre a Espanha e a Geórgia, que medem forças no domingo, a partir das 21:00 locais (20:00 em Lisboa), em Colónia.