Este artigo tem mais de 12 anos
A verba destina-se aos clubes que libertaram um ou mais jogadores para as fases de qualificação do Euro 2012.
A UEFA vai distribuir 40 milhões de euros aos clubes que enviaram jogadores aos jogos de qualificação para o Euro 2012. Cada clube irá receber uma parte igual por cada jogador em cada jogo da qualificação.
No total dos prémios a pagar aos clubes a UEFA vai distribuir 100 milhões por cerca de 580 clubes que enviaram jogadores a um ou mais jogos relacionados com o campeonato da Europa.
O número de clubes abrangido é substancialmente superior quando comparado com os 180 clubes envolvidos no Euro 2008.
Os restantes 60 milhões destinam-se aos clubes que tiveram a presença de jogadores na fase final do campeonato realizado na Polónia e Ucrânia – de Portugal, Porto, Benfica, Sporting e Braga são os clubes a receber uma parte desta maquia.
O valor a distribuir será fixo por jogador e por dia, medido de acordo com a categoria do clube, refletindo as diferentes situações no futebol europeu.
Os cálculos finais ainda estão a ser definidos pela UEFA.
Esta decisão de abranger os clubes da fase de qualificação resulta de um entendimento entre a UEFA e a ECA (Associação Europeia de Clubes).
Recorde-se que em Março deste ano ficou estabelecido que os prémios a distribuir aos clubes que enviassem jogadores para os jogos do Euro subiria para os 100 milhões de euros. «Este aumento claramente reconhece a importância da contribuição dos clubes para o sucesso da competição», afirmou Karl-Heinz Rummenigge, presidente da Associação Europeia de Clubes. Este novo formato, acrescenta, «vai beneficiar cerca de 580 clubes mas também o futebol como um todo».
Comentários