A província do Uíge volta a estar presente na principal prova futebolística de Angola, 27 anos depois, quando o FC do Uíge e Construtor FC baixaram de divisão em 1986. A União Sport Clube leva vantagem de cinco pontos, quando falta uma jornada para o fim da série C da segunda divisão em que estão representadas três formações desta região.

O facto consumou-se com a presença da União Sport Club, que acontece pela primeira vez no Girabola, fruto da vitória conseguida sábado diante do Sporting do Bié, por 1-0, no campo emprestado do Sporting Municipal do Negage, que dista a 37 quilómetros a nordeste da cidade do Uíge.

A União, treinada por Rogério Simão, conseguiu a vitória com golo solidário do avançado Fiston, aos 53 minutos.

No final da partida, o treinador da União do Uíge, manifestou a sua satisfação pelo facto de ter conseguido levar a equipa ao escalão principal do futebol angolano, uma vez que a província é tradicional nessa modalidade e que já deu várias glórias e valores a nível nacional.

«Felicito o grupo por esta conquista e por tudo quanto foi feito e acho que a província vai estar bem representada no Girabola´2014», referiu o treinador.

Rogério Simão solicitou aos empresários, organizações e ao governo local, a necessidade de prestarem maior apoio a equipa com vista a garantir a sua permanência na maior competição de futebol do país.

Para a mesma Série, a Baixa de Cassange perdeu com o Malanje Sport Clube, por 1-0, o 4 de Abril do Kuando-Kubango consentiu empate caseiro (0-0), diante do Renascimento do Uíge. A União do Uíge é líder, com 27 pontos, seguido pelo Malange Sport Clube, com 22.

A equipa que tem o vermelho e branco como as cores preferidas do Clube, foi fundada a 2 de Fevereiro de 2011.