O fim de semana trouxe mais uma jornada dos principais campeonatos de futebol na Europa e contou com várias surpresas para alguns dos emblemas que, habitualmente, entram em campo como favoritos.
Apesar das surpresas, não houve alterações nas frentes dos campeonatos ondes os lideres vão continuar nos primeiros postos durante, pelo menos, mais uma jornada.
A viagem pelos resultados na Europa começa em Inglaterra onde o Manchester City continua a sua senda de vitória na Premier League. A formação orientada por Pep Guardiola foi a casa do Leicester City vencer por 2-0. Gabriel Jesus e Kevin De Bruyne fizeram os tentos num encontro em que Bernardo Silva entrou na segunda parte para jogar os últimos minutos.
Em Old Trafford, José Mourinho também somou os três pontos após o Manchester United ter vencido o Newcastle por 4-1. No encontro que marcou os regressos de Pogba (titular) e Zlatan (entrou na segunda parte), os ‘red devils’ ainda estiveram a perder, mas deram a volta ao resultado para se manterem na ‘perseguição’ ao Manchester City.
Em Londres, esta jornada da Liga Inglesa trouxe mais uma edição do dérbi do norte de Londres. No Estádio Emirates, o Arsenal recebeu e venceu o Tottenham por 2-0. Mustafi e Alexis Sánchez fizeram os dois golos.
Destaque ainda para Marco Silva que viu o ‘seu’ Watford triunfar sobre o West Ham. Will Hughes e Richarlison fizeram os golos do triunfo dos ‘alces’ nesta 12ª jornada.
Confira a classificação da Premier League
Espanha assistiu ao dérbi de Madrid e à 'fuga' do Barcelona
O prato forte em Espanha colocava o Atlético de Madrid a receber o Real Madrid no jogo grande da jornada. No Wanda Metropolitano, as duas formações anularam-se e o encontro terminou 0-0. Ronaldo mantém a sua 'seca' de golos em La Liga.
Em sentido inverso, o Barcelona ganhou nesta jornada e aumentou para 10 os pontos de vantagem sobre as equipas de Madrid. Frente ao Legánes, Messi e companhia triunfaram por 3-0 com um bis de Suárez e um tento de Paulinho. André Gomes, lesionado, não foi opção enquanto Nélson Semedo foi titular no lado direito da defesa.
Já o Valência somou e seguiu após vencer o Espanhol por 2-0. Gonçalo Guedes foi opção no segundo tempo, mas sem conseguir manter a veia goleadora ativa.
Confira a classificação da Liga Espanhola
Juventus perde oportunidade de se aproximar do Nápoles
A Liga Italiana vai ter o Nápoles na liderança na próxima jornada. Os napolitanos venceram o AC Milan de André por 2-1 e aumentaram a vantagem no topo da Serie A. Insigne e Zielinski marcaram para a formação de Sarri enquanto Romagnoli reduziu já após os 90 minutos.
Em sentido inverso, a Juventus foi derrotada pela Sampdoria por 3-2 num encontro em que esteve a perder por 3-0. Os cinco golos foram marcados na segunda parte com a equipa de Turim a marcar dois golos no tempo extra.
Destaque ainda para o Inter de Milão que subiu ao segundo lugar após ter vencido a Atalanta por 2-0. João Mário entrou na segunda parte, mas foi Icardi a ser decisivo com dois golos marcados. Em Roma, dérbi entre a Lazio e o AS Roma que caiu para o lado dos ‘gianlorossi’ por 2-1.
Confira a classificação da Liga Italiana
PSG aproveita ‘escorregadelas’ de Mónaco, Marselha e Lyon
O PSG contabilizou novo triunfo na Liga Francesa e aumentou ainda mais a vantagem na Ligue 1. Os parisienses bateram o Nantes por 4-1. Cavani bisou enquanto Di Maria e Pastore fecharam a contagem. Nakoulma ainda reduziu quando o marcador mostrava 2-1.
O triunfo da formação de Unai Emery acabou por valer um pouco mais, uma vez que os principais adversários perderam pontos nesta ronda. O Mónaco de Leonardo Jardim empatou 1-1 com o Amiens. Gakpé colocou a equipa da casa a vencer, mas o conjunto orientado pelo treinador português empatou por intermédio de Jovetic.
Em Lyon, Anthony Lopes foi titular no empate 0-0 entre o Lyon e o Montpellier. O Marselha também perdeu pontos após empatar com o Bordéus 1-1. Mitroglou foi titular, mas foi Sanson que marcou para a formação que vai enfrentar o Vitória de Guimarães na Liga Europa.
Confira a classificação da Liga Francesa
Alemanha viu o Bayern de Munique ganhar vantagem no topo
Na Alemanha, o Bayern de Munique venceu o Augsburgo e mantém o primeiro lugar da Bundesliga. Lewandowski bisou enquanto Vidal também assinou a folha de marcadores.
Antes do triunfo bávaro, Borussia Dortmund já tinha perdido com o Estugarda por 2-1 (Raphael Guerreiro entrou na segunda parte) e o RB Leipzig, adversário do FC Porto na Liga dos Campeões, também perdeu pontos ao empatar com o Bayern Leverkusen 2-2. Bruma entrou nos últimos cinco minutos, mas não teve grande impacto na partida.
Comentários