Depois das emoções da Liga dos Campeões, este fim-de-semana fica marcado pelo regresso das principais Ligas europeias e há grandes jogos no cardápio em vários campeonatos, com dérbis de fazer crescer água na boca um pouco por todo lado, desde dérbis sempre bem quentes a Clássicos entre rivais com mais de cem anos.

- Tudo sobre o desporto nacional e internacional em sportinforma.sapo.pt -

Destacamos cinco grandes jogos marcados para este fim-de-semana: três na Premier League inglesa, um na Eredivisie neerlandesa, um na Serie A e outro na Ligue 1 francesa.

Liverpool-Everton (Sábado, 12h30)

É uma das rivalidades mais históricas do futebol inglês. Este sábado, a partir das 12h30, a contar para a jornada da Premier League, joga-se o sempre muito aguardado dérbi do Merseyside, com o Liverpool a receber o Everton em Anfield.

Será o encontro número 247 de sempre entre os dois emblemas. A superioridade na história destes duelos pende para o lado vermelho, mas os azuis costumam dar luta: ao todo, o Liverpool somou 100 vitórias, contra 68 do Everton, tendo-se registado 78 empates. O Everton, contudo, só ganhou por uma vez no terreno do vizinho e rival desde o virar do século (em 2021).

O Liverpool segue 100 por cento vitorioso e isolado no topo da Premier League, com 4 vitórias em 4 jogos, mas o Everton não está mal. É 6.º, com sete pontos, fruto de duas vitórias, um empate e uma derrota.

Manchester United-Chelsea (Sábado, 17h30)

Ainda por terras de sua majestade, sábado vai trazer-nos mais um clássico, num jogo que terá certamente vários portugueses envolvidos. Com a corda na garganta, Ruben Amorim vai tentar levar o Manchester United de regresso às vitórias quando receber o Chelsea em Old Trafford. Mas a tarefa não se adivinha fácil.

Se, por um lado, o Chelsea não ganha em Old Trafford desde 2013 (já lá vão 12 anos), o facto é que o United só ganhou dois dos últimos 11 jogos contra os blues, embora o histórico de confrontos lhe seja amplamente favorável: em 197 duelos ao longo da história, o clube de Manchester ganhou 80 e só perdeu 56.

O arranque de temporada do United, já se sabe, não está a ser nada bom, com a equipa no 14.º lugar da Premier League depois de uma vitória, um empate e duas derrotas nas primeiras quatro jornadas. O Chelsea, por seu lado, ainda não perdeu para a Premier League (onde é 5.º, com duas vitórias e dois empates), embora venha de uma derrota para a Liga dos Campeões, frente ao Bayern.

Ruben Amorim tem uma um jogo complicado ao leme do United
Ruben Amorim tem uma um jogo complicado ao leme do United Ruben Amorim tem uma um jogo complicado ao leme do United créditos: epa12091864

Lazio - Roma (Domingo, 11h30)

Haverá forma melhor de começar domingo do que com o Derby della Capitale? Lazio e Roma medem forças no Stadio Olimpico em mais uma edição do dérbi que costuma incendiar a capital italiana.

A Roma leva vantagem no histórico de encontros, tendo vencido 68 dos 180 jogos já disputados entre as duas equipas. A Lazio venceu 48. Nos últimos tempos, porém, o equilíbrio tem sido a nota dominante: 8 vitórias da Lazio, 7 vitórias da Roma e 5 empates, o último dos quais no mais recente duelo entre os dois emblemas.

Ao fim de três jornadas na presente temporada da Serie A, a Roma leva seis pontos e é 6.ª classificada. A Lazio é 13.ª, com apenas três pontos.

PSV - Ajax (Domingo, 13h30)

A hora do almoço de domingo traz-nos um prato apetitoso, com o 'De Topper', clássico dos clássicos do futebol neerlandês: PSV e Ajax medem forças em Eindhoven, depois de na temporada passada terem discutido o título até à derradeira jornada.

O PSV acabou por levar a melhor nessa corrida (depois de o Ajax, treinado por Francesco Farioli, deixar fugir uma ampla vantagem), mas o histórico de duelos desta rivalidade (que data de 1928) é favorável ao Ajax, com 83 vitórias em 187 jogos, contra 71 triunfos do PSV. Na temporada passada o Ajax levou a melhor em ambos os duelos, quer em casa, quer fora, mas de nada lhe valeu. Antes disso, levava uma série de sete jogos sem ganhar ao rival de Eindhoven.

Esta temporada nem PSV nem Ajax lideram, contudo. Ao fim de cinco jornadas, quem vai isolado na frente é o outro 'grande', o Feyenoord, com cinco vitórias em cinco jogos. O PSV é segundo, com 12 pontos, fruto de 4 vitórias e uma derrota, enquanto o Ajax ainda não perdeu nesta edição da Eredivisie, mas é apenas terceiro, com três vitórias e dois empates.

Arsenal - Manchester City (Domingo, 16h30)

À hora do lance de domingo voltamos a Inglaterra para mais um jogo grande deste fim-de-semana: em Londres, o Arsenal recebe o Manchester City num duelo entre dois dos principais aspirantes ao trono do Liverpool.

Foram já 213 as ocasiões em que estes dois emblemas mediram forças no passado, com o primeiro duelo a datar de...1893 (quando o Arsenal tinha ainda a designação de Woolwich Arsenal e o City a designação de Ardwick AFC. Venceram então os londrinos, por 1-0, e são os londrinos que estão também na frente no histórico de embates: 100 vitórias, contra apenas 65 dos de Manchester. O City atravessa uma série de cinco jogos sem ganhar ao Arsenal, que na temporada passada goleou a turma de Guardiola por 5-1 no Emirates. Mas antes destes cinco jogos mais recentes o City vinha de oito vitórias seguidas sobre o Arsenal e em 16 jogos tinha ganho 15 aos gunners, perdendo apenas um.

Na tabela da Premier League 25/26 o Arsenal é 2.º, com 9 pontos, fruto de 3 vitórias e uma derrota (frente ao líder, Liverpool), enquanto o City é apenas 8.º, depois de duas vitórias e duas derrotas nas quatro primeiras jornadas.

Paris Saint-Germain - Marselha (Domingo, 19h45)

O PSG vai tentar continuar a sorrir em França
O PSG vai tentar continuar a sorrir em França O PSG vai tentar continuar a sorrir em França créditos: Reprodução UEFA

Domingo é ainda dia de 'Le Classique' na Ligue 1, à hora de jantar, com os dois clubes franceses com mais troféus e os únicos a possuírem um importante troféu europeu a medirem forças no Parc des Princes.

Disputado pela primeira vez apenas em 1971, então com vitória do então bem mais histórico Marselha por 4-2 sobre um Paris Saint-Germain ainda a dar os primeiros passos, a rivalidade tornou-se mais série em finais da década de 1980 e começo da de 1990. E se o domínio do Marselha foi evidente nos primeiros tempos, com seis vitórias e nenhuma derrota nos primeiros nove jogos (a primeira vitória do PSG só surgiu ao 10.º embate), o Paris Saint-Germain inverteu, depois, por completo a balança.

Ao todo, em 107 jogos entre as duas equipas, os parisienses ganharam quase metade (51), perdendo 34 e o Marselha só venceu dois dos últimos 32 jogos entre os dois emblemas. E no terreno do rival o Marselha só ganhou uma vez nos últimos 15 anos. Favoritismo, claro está, para o Paris Saint-Germain, que somou vitórias em todas as quatro jornadas da Ligue 1 25/26 já disputadas até ao momento, liderando isolado a classificação. O Marselha, por seu lado, leva duas vitórias (ambas em casa) e duas derrotas (ambas fora).