A Itália é o país mais representado nas três provas de clubes da UEFA. Metade dos emblemas das meias-finais da Champions e da Liga Europa são transalpinos. Há outro clube italiano nas semi-finais da Liga Conferência.
Já se sabe que esta época a final da Champions terá uma equipa italiana. AC Milan e Inter Milão vão lutar entre si por um lugar no Estádio Olímpico Atatürk, em Istambul, palco do jogo decisivo. Do outro lado estará Real Madrid ou Manchester City.
A última equipa italiana a estar numa meia-final da Champions tinha sido a AS Roma, que, na época 2017/18, foi eliminado pelo Real Madrid (vencedor diante do Liverpool) depois de afastar o poderoso Barcelona de forma época: 1-4 no Camp Nou e 3-0 no Olímpico.
Desde 2016/2017 que a Itália não colocava uma equipa na final da Champions. Nessa época, a Juventus foi goleada no Millennium Stadium em Cardiff por 4-1 pelo Real Madrid e perdeu o título. Dois anos antes, a Vecchia Signora também tinha estado na final e, mais uma vez, derrotada, desta vez diante do Barcelona (3-1) no Olímpico de Munique.
Para se encontrar o último título italiano na Champions é preciso recuar até 2009/10 quando José Mourinho comandou o Inter para vencer o troféu (2-0 ao Bayern Munique no Santiago Bernabéu). Mourinho que, diga-se, foi o último treinador a dar um título europeu à Itália, ao guiar a sua AS Roma a vencer a primeira edição da Liga Conferência em 2021/22, diante do Feyenoord, equipa que ontem eliminou nos quartos da Liga Europa.
De recordar que a Itália tem tradição na Liga dos Campeões. O AC Milan é o segundo clube com mais títulos (7 em 11 finais disputadas). O Inter tem três Champions, a Juventus tem duas. A Itália tem 12 champions no total, a Inglaterra já ganhou 14 e a Espanha domina com 19, 14 deles do Real Madrid. A nível de treinadores, o italiano Carlo Ancelotti, com quatro títulos (2002–03, 2006–07, 2013–14, 2021–22) é o mais titulado de todos.
Além de colocarem cinco equipas nas semi-finais das provas da UEFA, a Itália terá ainda mais treinadores em prova: Stefano Pioli (AC Milan), Simone Inzaghi (Inter Milão) e Carlo Ancelotti (Real Madrid) na Champions e Vincenzo Italiano (Fiorentina) na Liga Conferência.
Os dados parecem sugerir o renascimento do futebol italiano, que dominou a Europa nos anos 2000. Já nos quartos de final da Champions a Itália tinha colocado três equipas (Nápoles foi eliminado pelo AC Milan), algo que não se via há 17 anos. Em 2005/06, os quartos da Champions também contaram com três representantes do futebol italiano: Milan, Inter de Milão e Juventus.
A Juventus lutará com o Sevilha por um lugar no Puskas Arena, palco da final da Liga Europa. Roma e Bayer Leverkusen disputam o outro lugar, pelo que podemos ter uma final 100 por cento italiana.
Já a Fiorentina terá pela frente o Basileia nas meias-finais da Liga Conferência, enquanto o West Ham defrontará o AZ Alkmaar.
Comentários