Se andou distraído durante o fim-de-semana, nós fazemos-lhe o resumo do que se passou nos principais campeonatos europeus, com enfoque nos jogadores portugueses e treinadores portugueses. E também nos adversários das equipas portuguesas nas competições europeias.
Em Espanha, o Barcelona soma e segue na La Liga e lidera a competição juntamente com a Real Sociedad. Os catalães venceram o Alavés com um bis de Leonel Messi. Já o Real Madrid voltou a evidenciar fragilidades. Depois do empate da semana passada frente ao Valência, os merengues voltaram a claudicar desta feita em casa frente ao Levante (1-1). Recorde-se que os campeões espanhóis não têm podido contar com Cristiano Ronaldo que se encontra castigado.
Em Inglaterra, Renato Sanches fez uma estreia para esquecer na Premier League ao serviço do Swansea. 0 médio português saiu aos 69 minutos e nesse período perdeu a bola em 23 ocasiões. Os 'cisnes' acabaram derrotados em casa pelo Newscastle por 1-0.
O Manchester United, adversário do Benfica na Liga dos Campeões, empatou a duas bolas com o Stoke City. Com este resultado, a equipa de Mourinho manteve a primeira posição na Premier League, no entanto, com os mesmos pontos do Manchester City de Pep Guardiola que goleou no fim-de-semana o Liverpool por 5-0.
Em França, o Mónaco de Leonardo Jardim , adversário do FC Porto na Liga dos Campeões, que tinha tido um arranque fulgurante na liga francesa com quatro vitórias consecutivas, foi travado e de que maneira pelo Nice.
O campeão francês que este ano sofreu ausências de peso com as saídas de Bakayoko, Mbappé, Bernardo Silva e Mendy, foi goleado por 4-0 e viu terminada uma serie de 16 triunfos a vencer na Ligue 1. Quem aproveitou o deslize monegasco foi o PSG, que goleou o Metz fora de portas por 1-5, com os reforços Mbappé e Neymar a fazerem o gosto ao pé. O Marselha, adversário do V. Guimarães na Liga Europa, foi derrotado pelo Rennes por 1-3.
Em Itália, destaque para o primeiro golo do médio português Gil Dias com a camisola da Fiorentina. A equipa de Florença goleou fora de portas o Hellas Verona por 5-0. O Inter de João Mário venceu o SPAL por 2-0, com o primeiro golo dos nerazzurri a ter tido origem num penalti sobre o centrocampista luso. Os dois golos do Inter foram apontados por Icardi (G.P) e por Perisic. Já o AC Milan foi goleado pela Lazio por 4-1. A hexacampeã Juventus (Adversário do Sporting na Champions) venceu o Chievo por 3-0.
O topo da tabela na série A é ocupado por Juventus, Nápoles e Inter que somam nove pontos em três jornadas.
Na Alemanha, o campeão Bayern foi surpreendido ao perder fora de portas frente ao Hoffenheim (0-2), equipa que é adversária do SC Braga na fase de grupos da Liga Europa. O Dortmund empatou a zero frente ao Friburgo e lidera a Bundesliga juntamente com o Hoffenheim e o Hannover. As três equipas somam sete pontos em três jornadas.
Comentários