A 23 de julho de 2023, o Al Nassr anunciava a contratação de Alex Telles, ao Manchester United. O antigo lateral esquerdo do FC Porto aterrava na Arábia Saudita no meio de muitas estrelas do futebol mundial que, aliciados por altos salários, decidiram trocar a Europa pela principal liga saudita.

O internacional brasileiro reforçava assim o Al Nassr, um dos principais emblemas de Riade, que passava a ter, além do técnico português Luís Castro, Seko Fofana (ex-Lens, 19 ME), Marcelo Brozović (ex-Inter Milão, 18) e Cristiano Ronaldo, o homem que abriu as portas ao novo 'El Dorado'. Anderson Talisca, antigo jogador do Benfica, já lá estava antes de todos.

Para Alex Telles, a transferência foi especial. As conversas entre clubes já existiam mas foi um telefonema do craque português que acabou por convencer de vez o jogador canarinho, depois de uma temporada emprestado ao Sevilha de Espanha.

Veja o vídeo

Em entrevista exclusiva ao SAPO Desporto no centro de treinos do Al Nassr, em Riade, o antigo jogador do FC Porto desfez-se em elogios ao internacional português.

"Cristiano Ronaldo foi uma peça muito importante para a minha vinda para cá. Trocamos mensagens antes, tinha o meu agente envolvido mas obviamente que se tratando da lenda Cristiano Ronaldo, da grandeza que ele tem, já nos conhecíamos desde o Manchester United, claramente facilitou a minha vinda. Conversámos bastante, ele disse-me como era o clube, e estava ansioso pela minha vinda", comentou Alex Telles.

Para o lateral esquerdo, é uma satisfação trabalhar com "um atleta e ser humano como" Cristiano Ronaldo, "com toda a sua dedicação" à equipa e ao futebol.

O seu estatuto mas também a sua liderança em campo rapidamente catapultaram Cristiano Ronaldo para a liderança do emblema campeão da Arábia Saudita em oito ocasiões. A sua chegada elevou o campeonato para patamares nunca atingidos. Televisões de todo o mundo passaram a transmitir os jogos da Liga Saudita, para poderem ver Cristiano Ronaldo, Neymar, Benzema, Sadio Mané, Riyad Mahrez, entre muitos craques.

A dedicação do internacional português continua intacta e, apesar de já ter afirmado diversas vezes que não irá enveredar para a carreira de treinador quando pendurar as chuteiras, dentro de campo já é a extensão do técnico. Uma liderança que Alex Telles e companhia apreciam.

"É um capitão e líder nato, todos conhecem a sua forma de lidar com o futebol, pelo profissionalismo que ele tem... E o bom disso é que ele é um líder positivo, sempre a puxar pela equipa pelo positivo, nunca deixa a equipa deitar a toalha ao chão. Usamos isso como exemplo, é muito influente na nossa equipa, para nós é uma mais-valia", elogiou.

Assim que chegou, o antigo jogador do Grêmio, Inter Milão, Galatasaray e FC Porto ajudou o Al Nassr a vencer a Taça dos Clubes Árabes, com participação nos seis jogos da prova. Alex Telles não esteve nas quatro primeiras rondas da Liga Saudita mas já conta com 24 jogos esta época.

Depois de habituar os adeptos portistas com 10 ou mais assistências por época e sempre muitos golos, como os 13 que apontou em 2019/20, no Al Nassr dois golos e quatro assistências é o que sobressai da sua contribuição ofensiva. Alex Telles não quer centrar-se na força dos números, recordando que esta é a sua primeira época e que algumas lesões o impediram de dar o seu contributo à equipa.

"Houve uma adaptação, hoje sinto-me adaptado. Infelizmente tive duas lesões esta época que me deixaram fora sem jogar praticamente um mês e meio, dois meses, perdi muitos jogos, não estou a jogar também todos os jogos da Champions. Isso compensa. Mas quando jogo, dou o meu melhor, procuro fazer o máximo e acredito que não só com golos mas também com assistências, consigo ajudar muito a equipa com a minha forma de estar em campo, com a minha experiência e a minha jogabilidade e, para mim, isso é o mais importante", assegurou.