O jovem defesa do FC Barcelona, Pau Cubarsí, que completou 17 anos em janeiro, foi, esta sexta-feira, chamado pela primeira vez à seleção espanhola de futebol, para os jogos de preparação com a Colômbia e o Brasil.

O central foi integrado esta temporada no plantel principal dos catalães, tendo sido lançado pela primeira vez pelo treinador Xavi Hernández num encontro da Taça de Espanha. Desde então, contabiliza 12 encontros pelo ‘Barça’, nove dos quais como titular (oito no campeonato e um na Liga dos Campeões).

Caso seja lançado pelo selecionador, Luis de la Fuente, nos encontros com colombianos ou brasileiros, Cubarsí tornar-se-á o defesa central mais jovem de sempre a jogar por ‘la roja’, superando o experiente Sergio Ramos, que tinha 18 anos quando se estreou pelo conjunto principal.

Além de Cubarsí, também o defesa Dani Vivian, do Athletic Bilbau, se estreia em convocatórias da Espanha, numa lista na qual consta o nome de três jogadores que já passaram por Portugal, como são os casos de Grimaldo (ex-Benfica), Pedro Porro e Pablo Sarabia (ambos ex-Sporting).

A seleção espanhola defronta a Colômbia em 22 de março, em Londres, e quatro dias depois (26) recebe o Brasil, no Estádio Santiago Bernabéu, em Madrid.

No Euro2024, que se realiza na Alemanha, entre 14 de junho e 14 de julho, a Espanha está integrada no Grupo B, juntamente com Albânia, Itália e Croácia.