Em Inglaterra houve Taça com vários portugueses em campo, em Itália houve um internacional sub-21 luso a provar que a 'lei do ex' existe mesmo e em Espanha Carvalhal deu mais um passo rumo à salvação do Celta de Vigo.
Entre estes e outros destaques, confira como se portaram nos últimos dias os jogadores e treinadores em cena nos principais países do futebol europeu.
Inglaterra: Portugueses de Manchester em frente na Taça
Em Inglaterra a Premier League esteve parada,com o fim de semana a ser dedicado aos jogos da 4.ª eliminatória da Taça, com vários jogadores lusos em ação.
Rúben Dias, João Cancelo, Bernardo Silva começaram no banco e só o último entrou em campo na vitória por 1-0 do City na 4.ª eliminatória da Taça de Inglaterra sobre o Arsenal, que contou com Fábio Vieira de início. Já Cedric Soares ficou de fora nos 'gunners'.
O outro grande de Manchester , o United, também segue em frente na Taça (vitória por 3-1 sobre o Reading) e Bruno Fernandes, que foi substituído a meio do segundo tempo, contribuiu com a assistência para o terceiro golo dos 'red devils'. Foi a sua sétima assistência da época (nos últimos cinco jogos o médio, em grande forma, soma duas assistências e três golos)
Diogo Jota e Fábio Carvalho continuam de fora no Liverpool, que se viu afastado da prova, enquanto no Fulham de Marco Silva João Palhinha foi uma vez mais titular, com os 'cottagers' a empatarem a um golo com o Sunderland e a adiarem decisões para um jogo de desempate.
Itália: Danny Mota trai Juve, Mourinho incapaz de travar Nápoles, Milan e Rafael Leão em queda
Em Itália, o jogo grande da jornada 20 da Serie A teve portugueses frente a frente. E, com Mário Rui no onze, o Nápoles deu mais um passo importante no topo da tabela rumo ao tão ambicionado título ao vencer a Roma de José Mourinho (que contou com Rui Patrício na baliza), por 2-1. O golo da vitória dos napolitanos surgiu já perto do fim. A Roma viu assim interrompida uma série de três vitórias consecutivas e sete jogos sem perder no conjunto de todas as provas (ainda não tinha perdido desde o retomar da ação pós-Mundial), caindo para o 6.º lugar da tabela.
Quem atravessa uma fase complicada é o Milan e Rafael Leão. O português não foi titular nesta jornada, saltou do banco ao intervalo, mas por essa altura já os 'rossoneri' perdiam por 3-1 em casa com o Sassuolo e acabaram derrotados por 5-2. Foi a terceira derrota consecutiva dos campeões italianos em título na soma de todas as provas e o sexto jogo seguido sem vencer.
Quem marcou foi outro avançado português: no reencontro com a Juventus, de onde se transferiu para o seu atual clube, o Monza, Dany Mota, internacional sub-21 por Portugal, assinou um dos golos do surpreendente triunfo por 2-0 em Turim. Foi o seu terceiro golo da época na Serie A.
No Spezia, João Moutinho foi suplente utilizado pela quinta vez esta época, mas não evitou mais uma derrota da sua equipa, enquanto na Lazio o guarda-redes Luís Maximiano foi uma vez mais suplente (leva apenas seis minutos jogados na Serie A e um jogo completo na Taça de Itália, em 22/23).
França: 'Parisienses' e Paulo Fonseca travados
Com apenas um português no onze (Vitinha jogou de início, Danilo e Renato Sanches entraram no decorrer do segundo tempo), o Paris Saint-Germain deixou-se empatar em casa ante o Stade de Reims com um golo nos momentos finais, numa altura que já jogava reduzido a dez por expulsão de Verrati.
Quem não aproveitou foi o Marselha, 3.º classificado, que com Nuno Tavares uma vez mais a titular, empatou 1-1 na receção a um Mónaco por quem Gelson Martins alinhou na segunda parte. Noutro duelo de portugueses, o 2.º da tabela, o Lens, de David Costa (suplente utilizado), também empatou na visita ao Troyes de Ronny Lopes (titular).
Anthony Lopes também foi, como é hábito, titular na baliza do Lyon e não sofreu golos numa vitória fora de portas por 2-0.
Menos sorte teve o Lille, treinado por Paulo Fonseca e com Tiago Djaló e José Fonte no centro da defesa: derrota por 1-0 na visita ao Nie a colocar fim a uma série de oito jogos sem perder (que durava desde outubro de 2022) no conjunto de todas as competições.
Espanha: Carvalhal mete Celta a respirar acima da linha-de-água
Na La Liga houve motivos para sorrir para Rui Silva e William Carvalho, titulares na vitória do Bétis em casa do Getafe. Um triunfo que permitiu ao conjunto de Sevilha aproximar-se dos lugares de acesso à Champions.
Também Carlos Carvalhal e o seu Celta de Vigo sorriram, com uma vitória sobre o Atheltic Bilbau que permitiu ao conjunto galego deixar os lugares de despromoção. Gonçalo Paciência foi suplente não utilizado.
Já o Valência, pelo contrário, continua sem se encontrar. O português André Almeida foi titular no meio campo, Thierry Correia ficou de fora e a turma 'Che' perdeu por 1-0 na visita ao Valladolid, somando o terceiro jogo seguido sem ganhar.
Quem ganhou foi o Almeria, com Samuel Costa a entrar perto do fim (Dyego Sousa não saiu do banco) na vitória por 3-1 sobre o Espanyol.
Alemanha: André Silva assiste no Leipzig, Buta trava Bayern
Na Bundesliga, André Silva continua em bom momento: depois de ter bisado a meio da semana, o avançado internacional português de 27 anos fez a assistência para um dos golos do Leipzig na vitória por 2-1 sobre o Estugarda (que não contou com Tiago Tomás, lesionado). A atravessar uma impressionante série de resultados, o Leipzig não perde há 16 jogos no conjunto de todas as provas, desde 17 de setembro!
Também em destaque esteve Aurélio Buta, titular na defesa do Eintracht Frankfurt no surpreendente empate logrado pela sua equipa na visita ao Bayern Munique. Depois de ter começado a temporada lesionado, o antigo jovem jogador do Benfica, que há uma semana se havia estreado com um golo, fez pela primeira vez os 90 minutos completos e logo diante ao gigante bávaro, ajudando a sua equipa a segurar uma igualdade a um golo.
Comentários