Com os campeonatos europeu próximos do seu termino, recordemos o que fizeram os portugueses em algumas das principais equipas no velho continente.

Luta 'taco a taco' pelo título em em Inglaterra

Em Inglaterra, a três jornadas do final da Premier League, Liverpool e City estão separados por dois pontos na tabela. Os 'reds' venceram na visita ao Newcastle por 1-0, com uma assistência de Diogo Jota. Naby Keita marcou o único golo da partida.

O City não tremeu e respondeu com uma goleada sobre o Leeds United por 4-0. Rodri Hernández, N. Aké, Gabriel Jesus e Fernandinho marcaram os golos dos citizens.

Com o triunfo, o Manchester City chega aos 83 pontos e repõe o ponto de vantagem sobre o segundo classificado, o Liverpool, a quatro jornadas do fim da Premier League.

Já o Wolverhampton de Bruno Lage somou a terceira derrota consecutiva na Premier League, depois de ter sido derrotado pelo Brighton (nono) por 3-0. Bruno Laje, apostou nos compatriotas José Sá, Nelson Semedo, Moutinho, Ruben Neves e Fábio Silva de início e ainda em Pedro Neto na segunda parte. Os Wolves estão em oitavo lugar na Premier League.

o Arsenal superou o West Ham por 2-1, no dérbi londrino e ficou a três pontos do Chelsea na luta pelo terceiro lugar. Nuno Tavares foi titular e Cedric Soares entrou aos 77 minutos.

Veja a classificação na Premier League

Real Madrid fez a festa em Espanha

Em Espanha, o Real Madrid goleou o Espanhol por 4-0 e acabou por carimbar a conquista de mais um título na La Liga, sucedendo ao Atlético de Madrid. Trata-se do 35.º título de campeão nacional de Espanha dos merengues.

A precisar apenas de um empate, os merengues venceram de forma folgada, depois dos tentos de Rodrygo (2), Asensio e Benzema.

Por seu lado, o Atlético de Madrid, sem João Félix por lesão, foi derrotado pelo Athletic Bilbau por 2-0 e festejou o seu 35.º título da La Liga. Os colchoneros encontram-se no quarto posto.

O Valência, atual 10.º classificado, com os portugueses Thierry Correia e Gonçalo Guedes no onze, ficou-se por um empate a um golo em casa diante do lanterna-vermelha, Levante. Ruben Vezo foi titular.

Já o Barcelona regressou às vitórias e isolou-se no segundo lugar da classificação depois de bater o Maiorca por 2-1.

Veja a classificação na La Liga

Com o título entregue ao PSG, Lille voltou a marcar passo

Em França, já com o título entregue ao PSG, o segundo classificado Marselha foi derrotado na receção ao Lyon por 3-0.

O Lyon, com o português Anthony Lopes na baliza impôs-se com golos de Lukeba, Dembele e Toko Ekambi. O Mónaco, com o português Mathias Laje lançado na segunda parte, bateu em casa o Angers por 2-0.

O campeão em título Lille foi derrotado pelo Nantes por 3-0 em duelo frente ao Troyes. José Fonte e Renato Sanches foram titulares, mas o centrocampista português acabou expulso depois de um segundo amarelo ao minuto 50. Tiago Djaló jogou nos últimos minutos da partida.

O Lens, com o português David Costa a titular e marcar, empatou a duas bolas com o Nantes, nono classificado na Ligue 1.

Veja a classificação na Ligue 1

Roma fora da Champions depois de um empate frente ao Bolonha, Rafael Leão salvou o AC Milan

A Roma não foi além de um empate frente ao Bolonha, em jogo a contar para a 35.ª jornada da Série A e com esse resultado está fora da edição do próximo ano da Champions. Com Rui Patrício no onze e Sérgio Oliveira suspenso, a equipa romana mantém o quinto lugar, com os mesmos 59 pontos que a Lázio. Resta a luta pelo acesso direto à Liga Europa.

Já na corrida ao título, o Inter venceu no terreno da Udinese (2-1) e para já permanece a dois pontos do rival AC Milan.

O líder AC Milan manteve-se na liderança da Série A, com Rafael Leão em grande destaque, depois do internacional português ter apontado o único golo da partida ao minuto 82´. Os milaneses comandam o campeonato com 77 pontos, contra os 75 do Inter.

Veja a classificação na Série A

Campeão Bayern derrotado em Mainz

Na ressaca da conquista do 10.º título consecutivo na Bundesliga, o Bayern acabou por ser surpreendido em casa pelo Mainz depois de ter sido derrotado por 3-1.

Robert Lewandowski ainda marcou para os bávaros que no entanto não conseguiram evitar os tentos de Jonathan Burkardt, Moussa Niakhate, e do luxemburguês Leandro Barreiro Martins.

Com este resultado, o Bayern soma 75 pontos, mais 12 do que o Borussia de Dortmund de Raphael Guerreiro que saiu derrotado na receção ao Bochum. Os visitantes estiveram a ganhar por 2-0, permitiram a reviravolta depois de um hat-trick de Haaland, mas ainda chegaram à vitória depois dos tentos de Locadia e Pantovic.

O Estugarda de Tiago Tomás empatou a uma bola frente ao Wolfsburgo (1-1) e continua em zona complicada na tabela, no 16.º lugar. Também na fuga à despromoção o Armínia Bielefeld, do defesa português Guilherme Ramos, não foi além de um empate 1-1 no seu reduto ante o Hertha Berlim.

Veja a classificação na Bundesliga

Na Grécia um golo do português Rony Lopes, (90+8), colocou ponto final na série de maus resultados do Olympiacos de Pedro Martins, depois de vencer o Giannina por 3-2 na Liga grega de futebol, que lidera destacado.