Terminado mais um fim-de-semana de jogos é hora de fazer contas e analisar a prestação dos portugueses nos principais campeonatos europeus.
O Manchester City com Bernardo Silva a titular goleou o Southampton por 6-1 e assumiu a liderança da Premier League. Já o Manchester United de José Mourinho sofreu para vencer em Bournemouth por 2-1 enquanto que o Everton de Marco Silva derrotou o Brighton. O Wolverhampton de Nuno Espírito Santo perdeu na receção ao Tottenham por 3-2 com Rúben Neves a apontar um dos golos dos 'wolves'.
Bernardo Silva goleia Cédric com meia dúzia no City-Southampton. Chelsea também vence
O Manchester City assumiu este domingo a liderança isolada da liga inglesa de futebol, com uma goleada caseira sobre o Southampton, por 6-1, num encontro da 11.ª jornada em que Raheem Sterling foi a grande figura.
O internacional inglês assinou dois golos, aos 45+2 e 67 minutos, e somou mais duas assistências, aos 12 e 90+1, para os tentos de Aguero e Sané, respetivamente.
Num jogo em que o avançado português Bernardo Silva foi titular nos ‘citizens’, Hoedt, na própria baliza, aos seis minutos, e o espanhol David Silva, aos 18, fizeram os restantes golos dos campeões ingleses.
Danny Ings, aos 30 minutos, na marcação de uma grande penalidade, fez o ‘tento de honra’ do Southampton, com contou com Cédric Soares a tempo inteiro no lado direito da defesa.
Aguero chegou aos 150 golos na Liga Inglesa em 217 jogos, igualando o registo de golos do inglês Michael Owen.
Com este resultado, o Manchester City aproveitou da melhor forma empate de sábado do Liverpool no campo do Arsenal (1-1) e passou a liderar sozinho a Premier League, com dois pontos de vantagem sobre os ‘reds’. Por seu lado, o Southampton segue no 16.º posto, dois pontos acima da zona de despromoção.
Em Stamford Bridge, o Chelsea bateu o vizinho londrino Crystal Palace, por 3-1, com dois golos de Morata, e subiu ao segundo posto, em igualdade pontual com o Liverpool. O avançado espanhol marcou aos 32 e 65 minutos e o compatriota Pedro fechou a contagem, aos 70. Townsend, aos 53, fez o tento do Crystal Palace, que na altura repôs a igualdade no marcador.
Rúben Neves e Jiménez marcam mas Wolverhamton perde com Tottenham. Spurs são 4.º na Premier League
O Tottenham ascendeu, este sábado, ao quarto lugar da Primeira Liga inglesa de futebol, ao vencer por 3-2 no reduto do ‘português’ Wolverhampton, num embate da 11.ª ronda em que chegou a ter três golos de vantagem.
O argentino Erik Lamela, aos 27 minutos, o brasileiro Lucas Moura, aos 30, e Harry Kane, aos 61, deram um avanço, aparentemente, confortável aos londrinos, mas os locais responderam através de duas grandes penalidades.
Rúben Neves, um dos cinco portugueses que alinhou de início no ‘onze’ do compatriota Nuno Espírito Santo, juntamente com Rui Patrício, João Moutinho (saiu aos 62 minutos), Hélder Costa (84) e Ivan Cavaleiro (62), marcou aos 68 minutos e o mexicano e ex-benfiquista Raúl Jiménez aos 79. Com este resultado, os ‘spurs’ conseguiram segurar os três pontos e passaram a contar 24 pontos na Premier League.
Everton vence na receção ao Brighton
O Everton, do treinador português Marco Silva, venceu na receção ao Brighton, por 3-1, e aproximou-se do oitavo lugar da liga inglesa de futebol, na 11.º jornada da prova.
Em Goodison Park, o médio André Gomes foi titular e esteve a tempo inteiro na formação na casa, num encontro em que a grande figura foi o avançado brasileiro Richarlison, que fez dois golos, aos 26 e 77 minutos.
Pelo meio, aos 50 minutos, Coleman também marcou para o Everton, enquanto Dunk, aos 33, fez o único tento dos forasteiros.
O triunfo mantém a equipa de Marco Silva no nono lugar, mas agora a um ponto do oitavo posto, ocupado pelo Watford, que saiu derrotado do terreno do Newcastle, por 1-0.
Leicester foi ao País de Gales vencer o Cardiff por 1-0 antes de viajar para a Tailândia para o funeral do antigo presidente do clube
No primeiro jogo desde o falecimento do seu presidente, o tailandês Vichai Srivaddhanaprabha, o Leicester foi ao País de Gales vencer o Cardiff por 1-0, com um golo de Gray, aos 55 minutos. Ricardo Pereira foi titular nos ‘foxes’, enquanto Adrien Silva não foi opção.
Um dia depois do triunfo sobre o Cardiff City, por 1-0, na liga inglesa, a comitiva do clube chegou à capital tailandesa e dirigiu-se ao templo budista Thepsirin, um dos mais famosos da cidade e habitualmente utilizado para funerais de notáveis tailandeses.
Jogadores, treinadores e funcionários do Leicester City marcaram assim presença em Banguecoque para as cerimónias fúnebres do presidente do clube, o milionário tailandês Vichai Srivaddhanaprabha, que morreu na semana passada, num acidente de helicóptero.
Manchester United abriu a 11ª jornada com um triunfo em Bournemouth
A 11ª ronda da Premier League começou com a vitória do Manchester United, de José Mourinho, em Bournemouth, por 2-1, com um golo de Marcus Rashford já em tempo de compensação.
O internacional inglês entrou em campo já no decorrer da segunda parte, quando o resultado estava empatado (1-1), e foi decisivo na equipa do técnico português, ao apontar o golo da vitória, aos 90+2 minutos, com um remate já na pequena área, após centro do francês Paul Pogba na esquerda.
O Bournemouth, que é até agora a ‘equipa sensação’ desta edição da Premier League, esteve em vantagem no marcador, graças a um tento de Wilson, aos 11 minutos, mas ainda antes do intervalo, aos 35, o francês Martial refez a igualdade.
Na liga espanhola, o Barcelona isolou-se na liderança da prova com um triunfo sobre o Rayo Vallecano por 3-2 e aproveitando o empate do Sevilha. O Real Madrid venceu o Valladolid no Estádio Santiago Bernabéu, mas os assobios aos jogadores deixaram bem presente que as coisas não estão fáceis para a 'Casa Blanca'. Gelson Martins foi titular no empate do Atlético Madrid com o Leganes.
Sevilha empata e deixa fugir Barcelona na liderança
O Sevilha empatou, no domingo, a zero no terreno da Real Sociedad e deixou fugir o FC Barcelona na liderança da liga espanhola de futebol, falhando também a possibilidade de se isolar no segundo lugar, na 11.ª jornada.
Com Daniel Carriço no ‘onze’ titular e sem André Silva, lesionado, o Sevilha não conseguiu fugir ao ‘nulo’ e ficou a quatro pontos dos catalães, provisoriamente no segundo posto, com Atlético Madrid e Alavés.
Barcelona dá a volta ao Rayo com dois golos nos últimos três minutos
Dois golos nos últimos três minutos, do suplente francês Oousmane Dembelé, aos 87, e do uruguaio Luis Suárez, que ‘bisou’, aos 90, valeram, este sábado, ao FC Barcelona uma complicada vitória no reduto do Rayo Vallecano por 3-2.
A formação catalã, ainda sem o argentino Lionel Messi, adiantou-se logo aos 11 minutos, por Suárez, mas, os locais conseguiram dar a volta ao resultado.
José Ángel Pozo empatou aos 35 minutos, depois de ter ameaçado aos 31, e Álvaro Garcia concretizou a reviravolta, aos 57, instantes depois de entrar em campo.
O ‘Barça’ sofreu, mas, já com Gerard Piqué como ponta de lança, marcou dois golos na parte final, primeiro num remate colocado de Dembelé e depois num desvio à boca da baliza de Suárez.
Autogolo e penálti aos 88 salvam Real Madrid em casa frente ao Valladolid
O Real Madrid regressou aos triunfos na Liga espanhola de futebol, depois de três derrotas consecutivas e cinco encontros sem ganhar, ao vencer em casa o Valladolid por 2-0, com dois tentos sobre o final.
Sob o comando do interino Santiago Solari, os ‘merengues’ só chegaram ao triunfo com dois golos na parte final, o primeiro de Kiko, na própria baliza, aos 83 minutos, e o segundo de Sergio Ramos, de grande penalidade, aos 88. Destaque para Vinicius Junior, lançado a 20 minutos do fim. O jovem brasileiro este nos dois golos merengues.
A formação madrilena, que na última ronda foi goleada por 5-1 no reduto do FC Barcelona, resultado que ‘vitimou’ Julen Lopetegui, saltou, provisoriamente, para o sexto lugar, com 17 pontos, o Valladolid é 8.º com 16.
Gelson titular no empate do Atlético Madrid
Três pontos acima, no segundo lugar, está o Atlético de Madrid, que no primeiro encontro no campeonato com o ex-‘leão’ Gelson Martins no ‘onze’ (saiu aos 88 minutos), não conseguiu melhor do que um empate a um golo no reduto do Leganés.
O francês Antoine Griezmann adiantou os ‘colchoneros’, aos 69 minutos, na transformação perfeita de um livre direto, mas, aos 82, o argentino Guido Carrillo, entrado aos 72, restabeleceu a igualdade.
O Alavés foi mesmo o grande perdedor da jornada, após cair por 2-1 no terreno do Eibar, num encontro em que chegou a estar a vencer, acabando por permitir a reviravolta já em tempo de descontos.
Diop, aos 90+1 minutos, deu o triunfo à equipa da casa, que contou com Paulo Oliveira no centro de defesa.
Por seu lado, Rúben Semedo foi titular no empate (1-1) caseiro do Huesca com o Getafe, que também contou com Antunes a tempo inteiro. Villarreal e Levante também empataram a um.
Serie A
Juventus ganha com assistência de Ronaldo. João Mário foi o herói na goleada do Inter
A líder Juventus recebeu e venceu, este sábado, o Cagliari por 3-1, na 11.ª jornada da Liga italiana, enquanto o Inter de Milão goleou o Génova por 5-0, com João Mário a participar em quatro golos.
João Mário, que se tinha estreado a titular na jornada anterior, não só jogou os 90 minutos como esteve na origem dos dois primeiros, marcou o quarto, aos 90+1, e assistiu o holandês Radja Nainggollan para o quinto, aos 90+4.
Roberto Gagliardini, aos 14 e 49 minutos, e Matteo Politano, aos 16, apontaram os outros tentos do Inter, que segue no segundo lugar, em igualdade com o Nápoles (5-1 ao Empoli, na sexta-feira) e a seis pontos da heptacampeã em título Juventus.
A formação de Turim sentiu mais dificuldades perante o Cagliari do que o resultado indica, apesar de ter praticamente começado o jogo na frente do marcador, com o golo do argentino Paulo Dybala no primeiro minuto.
No entanto, o Cagliari teve uma forte reação, chegou ao empate com todo o mérito, aos 36 minutos, pelo médio brasileiro João Pedro, e só por manifesta infelicidade se viu de novo em desvantagem, na sequência de um autogolo de Filip Bradaric, que introduziu a bola na sua própria baliza, aos 38.
Na segunda parte, a Juventus teve muito mais posse de bola, mas o Cagliari ameaçou várias vezes o 2-2, ameaça só desfeita a três minutos do final, quando Cuadrado assinou o terceiro golo, numa jogada de contra-ataque, com Cristiano Ronaldo a fazer o último passe para o colombiano, melhor colocado, quando podia também ele ter finalizado o lance.
Na outra partida do dia, Fiorentina e AS Roma empataram em Florença a um golo, com a equipa da casa a abrir o marcador aos 33 minutos, pelo médio francês Jordan Veretout, e a formação romana a igualar a cinco minutos do final do tempo regulamentar, por Alessandro Florenzi.
Bundesliga
Borussia Dortmund de Raphael Guerreiro lidera. Bruma assiste na vitória do Leipzig e Bayern Munique volta a perder pontos com Renato Sanches a titular
Leipzig vence e sobe a 3.º na Alemanha, com a ajuda de Bruma
O Leipzig subiu este sábado ao terceiro lugar da liga alemã de futebol, com um triunfo no terreno do Hertha Berlim, por 3-0, com o internacional português Bruma em destaque num dos golos dos forasteiros, na 10.ª jornada.
Na capital germânica, o extremo foi titular na formação do Leipzig e fez a assistência no segundo tento da equipa, marcado por Timo Werner, aos 53 minutos, naquele que foi o ‘bis’ do avançado germânico, que tinha aberto o marcador aos logo aos sete.
O brasileiro Cunha fechou a contagem, aos 75 minutos, e confirmou a primeira derrota caseira do Hertha Berlim nesta edição da ‘Bundesliga’.
O Leipzig subiu ao terceiro lugar, com 19 pontos, menos um que o Bayern Munique, que empatou na receção ao Friburgo (1-1), e menos cinco que o Borussia Dortmund, que reforçou a liderança com uma vitória no campo do Wolfsburgo (1-0).
Bayern volta a empatar e Dortmund reforça liderança na Alemanha
O Bayern Munique, adversário do Benfica na Liga dos Campeões, foi surpreendido em casa pelo Friburgo (1-1) e deixou fugir o Borussia Dortmund na liderança da liga alemã de futebol, na 10.ª jornada.
Com Raphäel Guerreiro a tempo inteiro, a formação de Dortmund foi vencer ao terreno Wolfsburgo por 1-0 e passou a ter quatro pontos de vantagem sobre o rival bávaro, que conquistou as últimas seis edições da ‘Bundesliga’.
Renato Sanches foi titular no quarto encontro consecutivo do Bayern Munique em que não vence em casa, desta vez graças a um tento de Holer, aos 89 minutos, que anulou a vantagem alcançada os 80, por Gnabry.
No decorrer da ronda, a equipa de Munique, que é rival do Benfica no Grupo E da ‘Champions’, pode ser apanhada no segundo posto pelo Borussia Mönchengladbach e pelo Werder Bremen.
Um golo solitário de Marco Reus, aos 27 minutos, foi suficiente para o Borussia Dortmund, que foi campeão pela última vez em 2011/12, sair vitorioso na casa do Wolfsburgo e reforçar a liderança da prova.
O Schalke 04, que é adversário do FC Porto igualmente na Liga dos Campeões, recebeu e venceu o Hannover por 3-1 e subiu ao 13.º posto, distanciando-se dos lugares de despromoção. Bentaleb, Embolo e Uth fizeram os golos da formação da casa, enquanto Weydandt marcou para os forasteiros.
Destaque ainda para o Bayer Leverkusen, que continua em queda livre, desta vez com uma pesada derrota caseira perante o Hoffenheim, por 4-1, com o avançado brasileiro Joelinton em destaque, com um ‘bis’.
PSG vence e com recorde com mais de 60 anos: melhor arranque de sempre dos grandes campeonatos
A caminhada do Paris Saint-Germain prossegue em pleno e ninguém pára o campeão francês, que já leva 12 vitórias consecutivas nas primeiras jornadas da Liga gaulesa de futebol, um recorde nos grandes campeonatos.
Ao ganhar por 2-1 ao Lille, na 12.ª jornada, a formação de Paris, com Neymar e Mbappé 'endiabrados', consegue o que ainda não tinha sido alcançado nos cinco grandes campeonatos, ou seja Inglaterra, Espanha, Itália, França e Alemanha.
Supera um recorde quase com 60 anos, que estava na posse dos londrinos do Tottenham desde a época de 1960/61.
Numa semana em que o clube está na ribalta por causa de revelações no Football Leaks, por causa de alegados 'arranjos' com a UEFA sobre o 'fair-play' financeiro, o resultado e o recorde acabam por ser uma verdadeira 'lufada de ar fresco'.
Na terça-feira, há um jogo que pode ser decisivo para o PSG, contra o Nápoles, para a Liga dos Campeões, e desportivamente tudo parece correr sobre rodas, com esta vitória sobre o segundo da tabela, que passa a ficar a 11 pontos.
O jogo do Parque dos Príncipes foi de sentido único, com os parisienses a materializarem o domínio com um golo de Mbappé e outro de Neymar, com a curiosidade de também terem protagonizado as assistências.
Primeiro, foi Neymar a 'descobrir' a boa posição de Mbappé, aos 70 minutos, com o internacional francês a remater muito colocado e forte, por cima de Maignan, após ganhar a bola ao português José Fonte.
Aos 84, Mbappé 'retribuiu' e deu o golo a Neymar, o número 10 da mais 'implacável' equipa da história recente do futebol francês.
O golo de honra do Lille apareceu aos 90+3 e foi do costa-marfinense Pépé. Pelo Lille, jogaram, além de José Fonte, outros dois portugueses, Xeka e Rafael Leão - voltou a ser titular, rendido por Rui Fonte, aos 53.
Lyon tropeça em casa e Mónaco, de Thierry Henry, continua sem vencer
O Lyon ‘tropeçou’ em casa frente ao Bordéus, ao empatar 1-1, na 12ª jornada da I Liga francesa de futebol, atrasando-se na luta pelos lugares cimeiros do campeonato, enquanto o Mónaco, de Thierry Henry, continua sem vencer.
A equipa em que alinha o guarda-redes português Anthony Lopes, que jogou os 90 minutos, abriu o marcador aos 45, pelo médio francês Houssam Aouar, mas o Bordéus chegou ao empate aos 73, por intermédio do avançado dinamarquês Andreas Cornelius.
Com este empate, o Lyon atrasou-se na luta pelos lugares de topo do campeonato gaulês, somando agora 21 pontos.
Destaque para mais uma derrota do Mónaco, desta feita em Reims, por 1-0, com o único golo a ser marcado por Mathieu Cafaro, aos 24 minutos.
É a segunda derrota do Mónaco sob o comando técnico do antigo internacional francês Thierry Henry em quatro jogos, um deles para a Liga dos Campeões. Soma dois empates e duas derrotas desde que substituiu no cargo o técnico português Leonardo Jardim.
Nos restantes jogos, o Rennes foi ao terreno do Caen vencer por 2-1, o Nimes goleou fora o Dijon por 4-0, o Estrasburgo dividiu os pontos em casa com o Toulouse, com um empate a um golo, enquanto o Nice precisou de um autogolo de Prince Desir-Gouano, aos 38 minutos, para vencer o Amiens (1-0).
Montpellier bate Marselha e já é vice-líder, Nantes soma quarta vitória seguida
O Montpellier subiu este domingo ao segundo lugar da Liga francesa de futebol, ao vencer o Marselha por 3-0, numa 12.ª jornada em que o Nantes, sob a liderança técnica de Vahid Halilhodzic, conseguiu a quarta vitória consecutiva.
A equipa do Montpellier, sem o castigado Pedro Mendes, resolveu o jogo na segunda parte, graças a um ‘bis’ do avançado Gaetan Laborde, aos 51 e 62 minutos, com o seu colega Paul Lasne a fechar a contagem, aos 70.
Com este triunfo, o Montpellier desalojou o Lille do segundo lugar, embora somem ambos 25 pontos, mas o atraso que levam para o líder Paris Saint-Germain, que venceu os 12 encontros disputados, já se cifra em 11 pontos.
Nos outros dois jogos de hoje, os golos abundaram, a começar pelo Nantes, que ‘cilindrou’ o Guingamp por 5-0 e somou a sua quarta vitória consecutiva sob o comando técnico do veterano bósnio, ‘velha raposa’ do futebol internacional, Vahid Halilhodzic, que substituiu o treinador português Miguel Cardoso, despedido à oitava jornada.
O Nantes, já sob a liderança de Halilhodzic, perdeu com o Bordeús à nona jornada, por 3-0, mas, a partir daí, somou quatro triunfos consecutivos (goleou o Toulouse em casa por 4-0, venceu em Amiens por 2-1 e hoje voltou a golear na receção ao Guingamp por 5-0, depois de na semana anterior ter eliminado o Montpellier, em casa deste, por 3-0, para a Taça de França).
Com Miguel Cardoso, o Nantes somou uma vitória, três empates e quatro derrotas para o campeonato, que equivalem a seis pontos em oito jogos, com Vahid Halilhodzic tem três vitórias e uma derrota, correspondentes a nove pontos em cinco jogos.
O técnico português deixou o Nantes à oitava jornada em 19.º lugar, com seis pontos, e cinco jornadas volvidas subiu ao 10.º, com 15,
Finalmente, golos também não faltaram no embate Saint-Étienne-Angers, que terminou com o resultado de 4-3, com oscilações sucessivas no marcador, fechado apenas aos 89 minutos, com o quarto golo da equipa da casa, pelo médio Romain Hamouma.
Com esta vitória, o Saint-Étienne subiu ao quinto posto, com 20 pontos, ultrapassando o Marselha, agora é sexto, com 19.
Comentários