Foi um fim de semana um tanto ou quanto agitado lá fora, com alguns portugueses em destaque. A começar pela conquista da Taça da Liga inglesa pelo Manchester City, no domingo, com Bernardo Silva a transformar um dos penáltis no desempate (4-3), após o nulo no prolongamento.

O jogo acabou por ficar marcado pelo desentendimento entre Kepa, guarda-redes do Chelsea e o Maurizio Sarri. O técnico italiano preparava-se para colocar em campo Willy Caballero, em detrimento de Kepa, a contas com problemas físicos, mas o espanhol recusou-se a sair, deixando Sarri completamente fora de si.

Kepa recusou sair e Sarri ameaçou abandonar o relvado: tudo sobre a polémica que está a dar que falar
Kepa recusou sair e Sarri ameaçou abandonar o relvado: tudo sobre a polémica que está a dar que falar
Ver artigo

Horas antes, o clássico em Old Trafford, da 27.ª jornada da Premier League, terminava empatado a zero, ficando marcado por três lesões para o Manchester United e outra do lado do Liverpool, todas na primeira parte. Diogo Dalot não saltou do banco de suplentes.

Apesar de continuar na liderança da Premier League com 66 pontos, a equipa de Jurgen Klopp conta agora com uma magra vantagem de apenas um ponto para o Manchester City, segundo classificado.

Já o Wolverhampton de Nuno Espírito Santo empatou no terreno do Bournemouth (1-1), tendo chegado à igualdade graças a um penálti convertido pelo ex-benfiquista Raúl Jiménez, aos 83 minutos. Os ‘wolves’ estão no oitavo posto da tabela, com 40 pontos. Em 11.º está o Everton de Marco Silva (33 pontos), que já tinha disputado esta jornada no passado dia 6 de fevereiro, quando foi derrotado em casa pelo Manchester City (0-2).

Pouco CR7 no triunfo ‘magro’ da Juventus

Na ressaca da derrota em Madrid, para a Liga dos Campeões, a Juventus apresentou-se sem chama em Bolonha, e só depois da entrada de Paulo Dybala para o lugar de Alex Sandro conseguiu chegar ao triunfo por 1-0. Ronaldo e Cancelo foram titulares pela 'vecchia signora', que segue tranquila na liderança da Serie A, com 69 pontos, mais 13 que o Nápoles, que no mesmo dia goleou o Parma (4-0), de Bruno Alves.

Já a Roma, adversária do FC Porto nos oitavos de final da Champions, venceu por 3-2 em casa do Frosinone, com o golo da vitória a chegar aos 90+5’, por intermédio de Edin Dzeko, que bisou na partida. A formação romana segue no quinto lugar da tabela classificativa, com 44 pontos, menos um que o AC Milan, que é quarto.

Ainda mais tardio foi o empate entre a Fiorentina e o Inter. Nesta partida, na qual nem João Mário nem Cédric Soares saíram do banco de suplentes, Veretout fez o 3-3 final… aos 100 minutos.

E vão 50 hat-tricks para Messi

Começam a faltar adjetivos para descrever Lionel Messi. O argentino foi decisivo no triunfo do Barcelona em Sevilha, por 4-2, chegando ao 50.º hat-trick da carreira. André Silva ficou no banco de suplentes. Com este resultado, os catalães seguem na liderança isolada do campeonato, com 57 pontos, mais sete que o Atlético Madrid, que venceu em casa o Villarreal, por 2-0.

Messi iguala os 44 'hat-tricks' de Ronaldo na Liga espanhola
Messi iguala os 44 'hat-tricks' de Ronaldo na Liga espanhola
Ver artigo

Em terceiro lugar, com 48 pontos, está o Real Madrid que este domingo bateu (2-1) no terreno do Levante, com dois golos de grande penalidade de Benzema e Bale, ambos decididos com recurso ao videoárbitro.

Um dia antes, o Celta de Vigo de Miguel Cardoso empatou no terreno do Alavés (0-0) e está agora dois pontos acima da linha de despromoção, no 17.º posto. E o Valência, com Gonçalo Guedes no banco, empatou 1-1 no reduto do Leganés, ocupando a 9.ª posição, com 33 pontos.

Gelson em estado de graça

Em França, o Mónaco de Leonardo Jardim venceu na receção ao Lyon, por 2-0, com golos de Gelson Martins (terceiro jogo consecutivo a marcar) e Rony Lopes. Revitalizado pela ‘vitamina’ lusa - o português Adrien Silva também foi titular -, a equipa monegasca continua sem perder no campeonato desde o regresso de Jardim e somou o seu terceiro triunfo em quatro jogos.

O Mónaco é agora 16.º com 25 pontos, afastando-se da zona de despromoção.

Quanto ao PSG, ainda sem Neymar e Cavani, venceu por 3-0 na receção ao Nîmes e segue o seu ‘passeio’ na liderança, com 68 pontos, mais 17 do que o segundo classificado, o Lille, que na sexta-feira empatou 1-1 no terreno do Estrasburgo, e mais 22 do que o terceiro, o Lyon, sendo que os parisienses ainda têm um jogo em atraso.

Dortmund volta a respirar

Após três empates e uma pesada derrota em Londres, o líder Borussia Dortmund regressou às vitórias na Bundesliga, batendo em casa o Bayer Leverkusen por 3-2, resultado que lhe permite manter a vantagem de três pontos face ao Bayern Munique, que teve de suar para vencer o Hertha (1-0). Raphael Guerreiro foi titular no Dortmund – saiu aos 76 minutos.

Já Eintracht Frankfurt, com Gonçalo Paciência a partir dos 86’, foi ao terreno do Hannover vencer por 3-0, interrompendo uma série de quatro empates consecutivos para o campeonato. Luka Jovic esteve em destaque, com um golo (63’) e duas assistências.