A seleção portuguesa feminina de futebol de sub-19 falhou hoje o apuramento para a fase final do Europeu do escalão, ao perder com a Inglaterra por 1-0, na segunda jornada do Grupo A3 da Ronda de Elite.
Na Cidade do Futebol, em Oeiras, o solitário golo da avançada Michelle Agyemang, aos 45+6 minutos, desequilibrou um jogo muito disputado a favor das inglesas, que garantiram a qualificação para o Euro2024 de sub-19, que vai realizar-se na Lituânia, entre 14 e 27 de julho.
Após a segunda jornada da Ronda de Elite, a Inglaterra, com seis pontos, já assegurou o primeiro lugar do agrupamento, eliminando Itália, segunda, com dois pontos, Portugal e Suíça, ambas com um ponto.
Portugal, com três alterações no ‘onze’, face ao ‘nulo’ de quarta-feira com a Itália, e Inglaterra proporcionaram um jogo movimentado e equilibrado nos minutos iniciais, com alguns lances de perigo nas duas áreas.
A equipa das ‘quinas’ apostava num jogo mais apoiado e descaído à direita, flanco onde Neide Guedes conseguiu criar vários desequilíbrios no primeiro tempo, sem a devida correspondência na finalização dentro da área.
Depois de remates de Mia Enderby, aos 15 minutos, e Inês Simas, aos 18, para defesas das duas guardiãs, a primeira ocasião séria de perigo foi das inglesas.
Aos 24 minutos, após um erro de Marta Gago, que tentou um atraso mal medido, Madison Earl falhou o alvo e um corte ‘in extremis’ de Ana Filipa Ribeiro evitou o desvio certeiro de Enderby.
O jogo ficou mais ‘mastigado’ a meio-campo a partir da meia-hora e a Inglaterra colocou-se em vantagem no sexto minuto de descontos do primeiro tempo, na sequência de um canto: Catarina Potra defendeu o primeiro remate de Brooke Aspin, mas a bola ficou na pequena área, à mercê da finalização de Michelle Agyemang.
Com o resultado a favor, a Inglaterra entrou mais motivada na segunda parte, obrigando Marisa Gomes a refrescar a equipa lusa com uma tripla alteração, aos 57 minutos, que visou ‘mexer’ com o jogo.
Portugal, que tentava a segunda presença em fases finais do Campeonato da Europa do escalão, depois de ter atingido as meias-finais na edição de 2012, voltou a ter mais bola com as mudanças, mas pecou muitas vezes no último passe.
Neide Guedes, à direita, continuava a ser a jogadora mais perigosa da equipa portuguesa, mas os seus cruzamentos não encontravam destino na grande área (70 e 75 minutos) e nem sequer dos lances de bola parada nasceram ameaças sérias à baliza de Katie Cox.
Na ponta final do encontro, Catarina Potra ainda evitou o segundo golo de Inglaterra, aos 84 minutos, com uma excelente defesa ao remate de Georgia Mullett, na sequência de contra-ataque, enquanto Carolina Santiago, na oportunidade mais clamorosa, falhou o empate aos 90+4.
A terceira e última jornada, marcada para terça-feira mas já só para cumprir calendário, engloba as partidas Portugal-Suíça (Cidade do Futebol) e Inglaterra-Itália (Estádio do Real SC, em Queluz), ambos às 15:00.
Comentários