O veterano internacional suíço Xherdan Shaqiri regressou hoje ao Basileia, 12 anos depois de ter deixado o clube em iniciou a sua carreira futebolística.
“Bem-vindo a casa, Shaq”, escreveu o Basileia, em comunicado, no qual revelou que Shaqiri assinou um contrato de três anos com o clube.
Este postou ainda um vídeo nas redes sociais, com uma declaração do jogador: “Enche-me de orgulho e estou muito feliz por poder regressar hoje à minha cidade natal. Tenho uma ligação profunda com o clube e com a região desde criança, como adepto e, claro, como jogador”.
Shaqiri lembrou que foi no Basileia que iniciou a sua formação futebolística e no qual pôde lançar a sua carreira internacional, ao mesmo tempo que confessou ansiar pelo reencontro com os ‘nossos’ adeptos.
O internacional helvético evoluiu nos vários escalões de formação do clube desde que chegou com oito anos, tendo jogado durante três anos na equipa principal, ao serviço da qual conquistou a Liga suíça por três vezes, antes de se transferir para os alemães do Bayern Munique, em 2012.
Jogou ainda no Inter Milão, nos ingleses do Stoke e do Liverpool, nos franceses do Lyon e, mais recentemente, no Chicago Fire, dos Estados Unidos, com o qual rescindiu contrato por mútuo acordo na quarta-feira.
Shaqiri tem no seu currículo duas Ligas dos Campeões, uma com o Bayern e outra com o Liverpool, bem como títulos de campeão na Alemanha e em Inglaterra.
O jogador, de 32 anos, retirou-se da seleção suíça no mês passado, logo após o último jogo do Euro2024, frente à Inglaterra, nos quartos de final, perdido nos penáltis.
Somou no jogo da despedida a sua 125.ª internacionalização, sendo o segundo mais internacional de sempre, apenas atrás do seu companheiro de equipa e capitão de longa data Granit Xhaka, que tem 130, tendo marcado Shaqiri 32 golos pelo seu país, entre os quais cinco em Mundiais e cinco em Europeus.
Comentários