O Athletic Bilbau desperdiçou hoje a possibilidade de se isolar no terceiro lugar da Liga espanhola de futebol, ao perder por 1-0 na deslocação a Valência, na 21.ª jornada da prova, liderada de forma surpreendente pelo Girona.

Um golo marcado pelo avançado Hugo Duro, aos 61 minutos, foi suficiente para o Valência se impor e subir ao sétimo lugar provisório do campeonato, num jogo em que o defesa português Thierry Correia foi suplente utilizado nos anfitriões.

A Real Sociedad manteve-se no terceiro lugar, em igualdade pontual com o FC Barcelona, quarto classificado, mas o campeão em título tem menos dois encontros realizados, o primeiro dos quais a cumprir no domingo, no estádio do Bétis.

O ‘Barça’, no qual alinham os internacionais portugueses João Cancelo e João Félix, já está a sete pontos de distância do rival Real Madrid, segundo classificado, que recebe também no domingo o lanterna-vermelha Almería.

O Girona, sensacional comandante da prova, com um ponto de vantagem sobre o Real Madrid, mas com mais uma partida disputada relativamente aos dois principais candidatos à conquista do título, recebe no mesmo dia o Sevilha, primeira equipa acima da ‘zona vermelha’.

Ainda hoje, a Real Sociedad consolidou o sexto lugar, ao ganhar por 1-0 no reduto do Celta de Vigo, graças a um golo madrugador do médio Brais Mendez, aos 11 minutos, num jogo em que o avançado internacional português André Silva não saiu do banco de suplentes da equipa visitante.

Gonçalo Guedes, outro avançado internacional português, emprestado pelo Wolverhampton ao Villarreal, estreou-se pela equipa espanhola no empate 1-1 na receção ao Maiorca, depois de ter alinhado no Benfica durante a primeira parte da época, também por empréstimo dos ingleses.

O norueguês Alexander Sorloth colocou a equipa da casa em vantagem, aos 45+1 minutos, mas os visitantes, pelos quais o médio português Samu Costa foi titular, igualaram aos 90+1, por Javier Llabres, já com Gonçalo Guedes em campo, depois de ter substituído aos 70 o marroquino Ilias Akhomach.

O Las Palmas ascendeu de forma provisória ao oitavo posto, graças ao triunfo por 2-0 alcançado no terreno do Rayo Vallecano, consumado com os golos marcados por Alberto Moleiro, aos 35 minutos, e Javier Munoz, aos 63.