O FC Barcelona sofreu hoje para voltar às vitórias, ao bater o lanterna-vermelha Almeria por 3-2, com ‘bis’ de Sergi Roberto, destacando-se no terceiro lugar da Liga espanhola de futebol, após o jogo da 18.ª jornada.
Após três partidas sem vencer (duas no campeonato), os catalães – com João Cancelo e João Félix no ‘onze’ – evidenciaram os problemas exibicionais recentes perante o 20.º e último classificado, que fez tremer o Olímpico de Montjuic, ‘casa’ emprestada dos ‘culés’.
Aos 33 minutos, o brasileiro Raphinha abriu o marcador ‘à boca’ da baliza defendida pelo guarda-redes português Luís Maximiano, que negou vários golos aos anfitriões, e Léo Baptistão restabeleceu a igualdade, aos 41, num lance validado pelo videoárbitro.
No segundo tempo, já sem Félix – substituído ao intervalo –, o médio espanhol Sergi Roberto voltou a colocar os locais na frente (60 minutos), num cabeceamento certeiro após canto de Raphinha, mas Iñaki Peña e Ronald Araújo desentenderam-se após um livre e permitiram o 2-2, numa conclusão fácil de Edgar González (71).
Os catalães pressionaram em busca da vitória, selada aos 83 minutos, com o segundo tento de Sergi Roberto na partida, após assistência do polaco Lewandowski.
A formação de Xavi Hernández ocupa o terceiro lugar do campeonato espanhol, com 38 pontos, mais três do que o Atlético de Madrid (um jogo em atraso), colocando mais pressão nos dois primeiros classificados, que só jogam na quinta-feira: o líder Girona (44) no reduto do Betis de Sevilha e o Real Madrid (42) em Alavés.
O Almeria, a única equipa que ainda não venceu em La Liga, continua como lanterna-vermelha, com cinco pontos.
Comentários