O presidente da Liga espanhola de futebol afirmou hoje ser “o único responsável” pela viagem do Fuenlabrada à Corunha para jogar contra o Deportivo, num encontro da segunda divisão que acabou adiado, devido à covid-19.
“Caros dirigentes, jogadores, técnicos e funcionários do Fuenlabrada. Seguiram as instruções dadas pela Liga. O único responsável pela viagem à Corunha sou eu. Fui eu que tomei essa decisão. Ninguém mais. O futebol está em dívida convosco”, escreveu Javier Tebas na sua página oficial na rede social Twitter.
Esta mensagem foi publicada minutos depois da Liga ter anunciado que iria comunicar à federação que será o Elche a disputar os ‘play-offs’ de acesso ao principal escalão, agradecendo ao Fuenlabrada a “generosidade” de acatar a decisão.
O Fuenlabrada reagiu pouco depois ao cancelamento do jogo e à indicação do Elche para disputar os ‘play-offs’, também através de um comunicado, no qual deixou claro que “não renuncia” ao encontro com o Deportivo e lembrou que a Liga “não é o único órgão competente” para tomar decisões sobre esta matéria.
Na segunda-feira, o encontro entre o Deportivo e o Fuenlabrada, da 42.ª e última jornada da segunda divisão, foi suspenso, após terem sido detetados vários casos de covid-19 na comitiva da formação de Madrid.
A Real Federação Espanhola de Futebol abriu na quarta-feira um inquérito disciplinar ao Fuenlabrada, depois de o Conselho Superior do Desporto ter considerado que o clube madrileno incumpriu com as normas sanitárias na visita à Corunha.
O Fuenlabrada, através do presidente, Jonathan Praena, garantiu que o clube "não foi negligente", tendo cumprido as baterias de testes requeridas e o isolamento assim que foram detetados os casos, insurgindo-se contra as acusações de que o clube tem sido alvo.
A formação galega já não tem hipóteses de manutenção, mas recorreu às instâncias disciplinares sobre este adiamento, enquanto o Fuenlabrada, oitavo colocado, ainda poderia chegar ao sexto lugar e, assim, disputar os 'play-offs' de subida ao principal escalão.
Comentários