O FC Barcelona, desfalcado de Lionel Messi, devido a uma indisposição de última hora, ficou-se hoje por um empate a zero na receção ao Málaga e falhou a liderança provisória da Liga espanhola de futebol.

Em encontro da 12.ª jornada, o ‘Barça’, pela primeira vez em ‘branco’ em 2016/17, desaproveitou a oportunidade para ultrapassar, à condição, o Real Madrid, num embate em que esbarrou no guarda-redes camaronês Carlos Cameni e na cerrada defensiva dos forasteiros.

Também sem o uruguaio Luís Suárez, castigado, os catalães só foram realmente superiores a partir dos 68 minutos, quando Diogo Llorente viu o vermelho direto, após falta muito dura sobre Neymar, ‘massacrando’, então, a equipa de Málaga.

Apesar das sucessivas ocasiões, algumas protagonizadas pelo português André Gomes, entrado aos 68 minutos, o ‘Barça’ não conseguiu marcar, frente a um Málaga que ainda acabou com nove, face à expulsão de Juan Carlos, aos 90+7, pouco depois da entrada em campo de Duda, para ‘queimar’ tempo.

Com este empate, o FC Barcelona, que já tinha perdido pontos em casa perante Alavés (1-2) e Atlético de Madrid (1-1), passou a contar 26 pontos, contra 27 do líder Real Madrid, que se desloca hoje ao reduto do Atlético de Madrid, quinto, com 21.

No outro encontro já hoje realizado, o Sevilha, com Daniel Carriço nos primeiros 45 minutos, venceu por 3-2 no reduto do Deportivo, que contou com Luisinho e Bruno Gama todo o jogo, graças a um tento de Gabriel Mercado aos 90+2.

Os locais chegaram a 2-0, com golos do holandês Ryan Babel, no minuto inicial, e do romeno Florin Andone, aos 42, mas o francês Steven N’Zonzi reduziu, aos 44, e Vitoto restabeleceu a igualdade, aos 87, antes do argentino decidir.

Como o triunfo no reduto do ‘Depor’, o Sevilha isolou-se, provisoriamente, no terceiro lugar, com 24 pontos.

Sexta-feira, no arranque da ronda 12, o Bétis recebeu e bateu o Las Palmas por 2-0.