O Belenenses anunciou esta noite José Sousa como treinador da equipa principal de futebol para a temporada 2024/2025. O antigo lateral direito volta a um clube que bem conhece, depois de ter treinado as equipas de juniores do Belenenses (2013/14, 2014/15, 2015/16 e 2023/24).

Como jogador, representou os azuis do Restelo de 2002/03 a 2006/07, tendo feito parte do plantel que alcançou a última participação na final da Taça de Portugal, em 2007. Além do Belenenses, José Sousa, representou ainda Benfica, Alverca, SC Braga, Farense, Olympiakos de Nicósia, Beira Mar e Arouca, tendo chegado a ter ligação contratual ao FC Porto.

De acordo com o comunicado do emblema do Restelo, a escolha de José Sousa, de 46 anos, integra-se na política desportiva delineada para o futuro do clube, a qual passa por uma aposta no desenvolvimento do talento jovem, de dentro e de fora do clube, para desenvolvimento na equipa sénior.

"A ascensão do José Sousa à equipa A reflete uma visão que, estamos certos, é partilhada por todos: um Belenenses de futuro, com os olhos postos no hoje e no amanhã e com uma forte componente de potenciação de jovens talentos. Estamos alinhados, temos a mesma visão ambiciosa e acreditamos que Sousa é o homem certo para atacar a subida de divisão e uma época de acordo com os pergaminhos do nosso clube", explicou o presidente do Clube de Futebol os Belenenses, Patrick Morais de Carvalho.

Já o novo treinador revela ambição nesta sua aventura no clube que desceu da Segunda Liga para a Liga 3, campeonato que irá disputar em 2024/25.

"Nove anos da minha carreira são ligados ao Belenenses. Primeiro como jogador, depois como treinador. Este clube é aquele que representei durante mais anos e é com orgulho e noção da responsabilidade que digo sim a este convite. Vamos trabalhar para construir uma equipa de acordo com a nossa história, com um misto de jogadores experientes e forte aposta no talento jovem. O futuro é azul e acreditamos que teremos condições para durante a época ganharmos muitas vezes e lutarmos pela subida de divisão podendo dar alegrias à massa associativa", comentou José Sousa.