O SC Braga está praticamente fora das provas da UEFA. A formação minhota foi goleada em casa esta noite, pela Fiorentina por 4-0, na 1.ª mão do play-off de acesso aos oitavos de final da Liga Conferência.

Os italianos foram sempre melhores mas a expulsão de Tormena, no início do segundo tempo, deixou os minhotos sem reação. Jovic, ex-Benfica, bisou, Arthur Cabral entrou no seu lugar para bisar.

Veja as melhores imagens do jogo

Caído da Liga Europa, onde foi terceiro no Grupo D da Liga Europa, atrás de Union Saint-Gilloise e Union Berlim, quis a sorte que os minhotos tentassem permanecer nas provas da UEFA diante de um dos adversários mais difíceis que lhes podia calhar. A Fiorentina, apesar de ser apenas o 13.º da Serie A, é uma equipa com alguns nomes. A formação de Florença foi obrigada a participar neste play-off por ter ficado na segunda posição do Grupo A da Liga Conferência Europa.

Na Pedreira, Artur Jorge, técnico do Braga, foi obrigado a mexer na equipa, face ao apertado calendário. Da equipa que venceu o Marítimo por 2-1, entraram Tormena, Sequeira, Al Musrati, Ricardo Horta, Iuri Medeiros e Abel Ruiz, jogadores que não foram titlares na Madeira.

A Fiorentina entrou melhor, explorando os corredores laterais dos minhotos, principalmente o lado direito da defesa lusa, com Mandragora, Biraghi e Saponara. Na frente, Luka Jovic ia criando perigo. O antigo avançado do Benfica testou Matheus aos três minutos, num remate acrobático que o guardião minhoto teve de se aplicar para defender.

O guarda-redes do SC Braga ia tendo trabalho... ou inventava-o para si, como acontece aos 24 minutos, quando fez um mau passe e Saponara quase marcava. O avançado ficou com a bola mas acabou por escorregar perto da linha de fundo, permitindo a recuperação do guardião minhoto.

Só aos 29 anos o Braga criou a primeira situação de perigo. Na sequência de uma bola parada, Niakaté saltou mais alto que todos e atirou de cabeça, para defesa incompleta do guarda-redes Terracciano. No mesmo minuto, Abel Ruiz teve o golo nos pés mas Biraghi apareceu para cortar a bola.

A superioridade da Fiorentina deu resultados no primeiro minuto de descontos do primeiro tempo. Biraghi centrou na esquerda, num dos muitos cruzamentos que tirou, e Jovic, solto na área, desviou de cabeça para o 1-0.

Artur Jorge, treinador do SC Braga, tentou algo diferente para a segunda parte, trocando Iuri Medeiros por Bruma. Os minhotos cresceram no jogo mas a subida de rendimento foi travado aos 55 minutos, quando Tormena viu vermelho direto, após falta dura sobre Jovic. O árbitro espanhol Carlos Del Cerro Grande começou por mostrar amarelo mas, alertado pelo VAR, foi rever a jogada no monitor e mudou a cor do cartão. O defesa minhoto nem protestou.

O treinador do Braga tentou equilibrar a equipa, lançando o central Paulo Oliveira no lugar do médio Racic mas, aos 60 minutos, os italianos dobraram a vantagem. Excelente passe de Amrabat para Saponara, que deixou Niakaté para trás anrtes de centrar ao segundo poste onde apareceu Jovic, quase sem ângulo, a encostar para o 2-0.

A perder por 2-0 e com menos um, Artur Jorge tentou proteger alguns jogadores, retirando Ricardo Horta e Abel Ruiz do jogo para fazer entrar Simon Banza e Álvaro Djaló. Pouco tempo depois foi Al Musrati a sair, com queixas, para dar o seu lugar a Castro.

Os 13.041 espectadores em Braga viam a sua equipa sem reação e, pior ficou quando Arthur Cabral fez o 3-0 aos 79 minutos, três minutos depois de render Jovic. O brasileiro recebeu uma bola na área num lançamento, tirou dois adversários do caminho, rodou e rematou, fazendo um golaço. Tudo com a bola no ar. Fantástico!

Aos 90 minutos, o central Niakaté meteu os pés pelas mãos e entregou a bola para Ikoné que sentou Paulo Oliveira e o próprio Niakaté para fazer o 4-0, o seu segundo no jogo. Tudo muito fácil para os de Florença.

A segunda mão está agendada para 23 de fevereiro, em Florença.