A companha do Vitória de Guimarães prossegue de vento em poupa na Europa de futebol. No último embate, frente ao Djurgarden, na Suécia os vimaranenses venceram por 1-2, na 2.ª jornada da fase de liga da Liga Conferência.
Os vimaranenses alcançaram assim um novo recorde, já que nunca nenhum clube português tinha somado oito vitórias consecutivas nas competições europeias.
A caminhada iniciou-se na 2.ª pré-eliminatória, com os dois primeiros triunfos, frente ao Floriana (0-1 fora, 4-0 em casa). Na terceira eliminatória, vitória frente ao Zurique (3-0 fora, 2-0 em casa). Já no playoff, venceu o Zrinjski Mostar (3-0 em casa, 4-0 fora). Já na fase de Liga, os vimaranenses antes da vitória frente aos suecos venceram o Celje, por 3-1.
Posto isto, o Vitória irá tentar somar a terceira vitória para assim poder ficar mais perto dos 'oitavos' de final da competição. Um triunfo sobre a equipa da República Checa deixaria o Vitória de Guimarães em excelente posição para lutar por um dos primeiros oito lugares da competição, o que significaria a passagem direta para a próxima fase. O lugar de playoff situa-se entre o novo e o 24.º lugar.
D. Afonso Henriques como talismã
O Vitória recebe, esta quinta-feira, no D. Afonso Henriques os checos do Mladá Boleslav, equipa que ainda não somou qualquer ponto, antes da terceira jornada, nesta fase de Liga.
O D. Afonso Henrique tem funcionado como talismã para os vimaranenses, que até ao momento só somaram uma derrota no seu reduto, frente ao FC Porto, e um empate frente ao Boavista (2-2), partida em que estiveram a vencer por dois golos, mas acabaram por permitir a igualdade. A jogar em casa, a equipa de Rui Borges somou sete triunfos até ao momento, quatro deles na Liga Conferência: frente a Floriana (4-0), Zurique (2-0) e Zrinjski Mostar (3-0), nas pré-eliminatórias, e Celje (3-1), já na fase de liga.
Ao nível doméstico, os vimaranenses ocupam o 5.º lugar da classificação, a dois pontos do rival SC Braga. No dérbi minhoto, no embate recente na Taça da Liga, os arsenalistas acabaram por se impor por 2-1, atirando os vimaranenses para fora da competição. Na Liga Portuguesa, o emblema treinado por Rui Borges vem de uma vitória frente ao Moreirense (1-0) e soma até ao momento na competição cinco vitórias, três empates e duas derrotas. Ao nível de golos, são 16 marcadas em 12 partidas. Na Europa do futebol, esses números são ainda mais avassaladores, com 22 oito tentos, em oito desafios.
Na antevisão da partida frente aos checos, Rui Borges, treinador dos vimaranenses, mostrou-se mais empenhado em assegurar um lugar nos playoffs, do que em bater mais recordes. Em caso de triunfo os minhotos somariam uma inédita nona vitória consecutiva nas competições europeias para as cores lusas.
O técnico fala em é "motivo de orgulho", mas destaca que o objetivo principal é atingir os nove pontos, que asseguram, ao que tudo indica, um dos 24 lugares da fase de liga.
"No final dos jogos, é bom sermos reconhecidos e ficarmos ligados à história do nosso futebol. É um motivo de orgulho, mas não é isso que nos tem de motivar para defrontar o adversário. O objetivo é conseguir nove pontos e garantir o play-off. Temos de ser consistentes e ganhar o jogo", destacou na antevisão ao encontro.
O Vitória teve, até ao momento, uma autêntica 'bateria de jogos': 21 no total, nesta fase da época. Rui Borges considera este excesso de jogos como "um bom sinal", pelo facto da equipa estar inserida nas "decisões".
Frente aos checos, a equipa vitoriana terá pela frente uma equipa que joga numa linha de cinco defesas e que explora muito a profundidade, mas Manu Silva, jogador do Vitória considerou, na antevisão do encontro, que a equipa quer dar "um passo grande para as contas finais".
O. Guimarães, quinto classificado da fase de liga da Liga Conferência, com seis pontos, recebe o Mladá Boleslav (República Checa), 31.º, e que ainda não pontuou, em jogo da terceira jornada. A partida está marcada para as 20h00 de quinta-feira, no Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães, e terá arbitragem do polaco Pawel Raczkowski.
Comentários