
O Panathinaikos, da Grécia, treinado pelo português Rui Vitória, é uma das oito equipas que hoje se apuraram para os oitavos de final da Liga Conferência de futebol, ao vencer o Vikingur, da Islândia, por 2-0.
Nos 'oitavos' está também o Vitória de Guimarães, apurado na fase de grupos da prova, que hoje ficou a saber que o seu adversário será o Betis, de Espanha, ou o Copenhaga, da Dinamarca, equipa que protagonizou uma grande reviravolta face ao Heidenheim.
Em termos de jogadores portugueses, o destaque vai para o guarda-redes Ricardo Silva, decisivo na baliza do Celje, da Eslovénia, vencedor do Apoel em Chipre por 2-0, após empate 2-2 na primeira mão dos 'play-off'.
Terceiro classificado na Liga grega, o Panathinaikos tinha de anular a derrota de 2-1 na primeira mão, o que não parecia difícil, já que o adversário é um modesto clube da liga islandesa.
Mas não foi assim, o sofrimento foi forte e o Panathinaikos só marcou aos 70 minutos, através do sérvio Filip Mladenovic. Quanto ao golo que valeu a eliminatória, foi preciso esperar até aos 90+4 para celebrar o remate certeiro do brasileiro Tetê.
Uma das equipas mais cotadas em prova, o Betis trazia da primeira mão, em Gent, uma vantagem confortável de 3-0, pelo que se deu ao 'luxo' de perder em casa por 1-0.
O Gent, com os portugueses Leonardo Lopes e Tiago Araújo, marcou o seu golo aos 87 minutos, através do inglês Archibald Brown.
Surpreendido na primeira volta, ao perder em casa com o Heidenheim, por 2-1, o Copenhaga igualou o resultado na Alemanha, obrigando a um prolongamento, no qual o mexicano Rodrigo Huescas decidiu a seu favor, aos 114 minutos.
O argelino Amin Chiakha, aos 37 minutos, e o indonésio Kevin Diks, aos 53, colocavam o Copenhaga na frente da eliminatória, porém o brasileiro Leo Scienza reduziu, aos 74, obrigando ao prolongamento.
Em Nicosia, o Apoel, que tinha arrancado um empate, 2-2, na Eslovénia, viu-se a perder em casa com o Celje, aos 45+4 minutos, golo do lituano Kucys. Aos 51, Svetlin deu a 'machadada final', fazendo o segundo para os visitantes.
Seslar, com assistência em ambos os golos, e o guarda-redes luso Ricardo Silva, foram os elementos em destaque no Celje.
Também seguem em frente o Jagiellonia, com o português João Moutinho na equipa, após 3-1 ao TSC (6-2 no agregado), o Pafos, com Pepê Rodrigues, que ganhou ao Omonia por 2-1 (3-2 no agregado), e o Borac, que empatou 0-0 no campo do Olimpja, de Jorge Silva, Diogo Pinto e David Sualehe (1-0 no agregado).
Os irlandeses do Shamrock e os noruegueses do Molde tiveram de ir a grandes penalidades, após ambas as equipas terem vencido por 1-0. Em Dublin, o Molde foi mais eficiente, já que após igualar a eliminatória e levá-la para prolongamento, se impôs por 5-4 nas grandes penalidades.
Comentários