Portugal e República Checa encontram-se no Grupo A2 da Liga das Nações da UEFA esta quinta-feira, dia 9 de Junho, a partir das 19h45, no Estádio José Alvalade.
Depois do empate a um golo, em Sevilha, frente à Espanha, e da primeira vitória, face aos suíços (4-0), no Estádio José Alvalade, em Lisboa, e consequente liderança na ‘poule’, os lusos defrontam, na ronda três, um oponente com menos argumentos, mas que tem apresentado qualidade para lutar com os favoritos.
Os checos, que disputaram os dois primeiros jogos em casa, já conseguiram, porém, superar os helvéticos e, no domingo, estiveram a vencer os espanhóis por 1-0 e 2-1, cedendo o 2-2 apenas aos 90 minutos (golo de Iñigo Martínez).
Equipas prováveis
Portugal: Rui Patrício; Diogo Dalot, Domingos Duarte, Pepe, Nuno Mendes; Palhinha, William Carvalho, Bernardo Silva; Matheus Nunes, Rafael Leão, Cristiano Ronaldo
República Checa: Staněk; Zima, Brabec, Matějů; Coufal, Sadílek, Souček, Havel; Černý, Kuchta, Lingr
Momento de forma
Portugal só perdeu um dos últimos seis jogos que disputou, tendo vencido três e empatado dois dos últimos cinco. A República Checa, por seu lado, não perde há três jogos e nos últimos seis encontros que disputou somou três viitórias e dois empates.
Histórico de confrontos
São apenas três os jogos em que as duas seleções se defrontaram, com duas vitórias para Portugal, no Euro2008 e no Euro2012, e um desaire, no Euro1996, decidido pelo famoso ‘chapéu’ de Karel Poborsky a Vítor Baía.
O que dizem os treinadores
Fernando Santos, selecionador de Portugal: "Teremos que ser pacientes e estar atentos. A República Checa empataram com a Espanha (estiveram a vencer) e conseguiram bater a Suíça. Não foi por acaso. Eles são bem organizados e compactos defensivamente. Precisamos de ter paciência e esperar pelo momento certo. A criatividade individual também poderá ser importante. Contudo, não vamos mudar a nossa filosofia, queremos impor o nosso jogo."
Jaroslav Šilhavý, selecionador da República Checa: "Mesmo nos meus melhores sonhos não imaginaria que teríamos quatro pontos ao cabo de dois jogos neste grupo. Tomáš Souček disse que estávamos desapontados após o empate com a Espanha. Isso diz tudo. Não haverá muitas mudanças [contra Portugal]; não vamos substituir todo o 'onze' inicial. Mas haverá uma mudança na baliza: Jindřich Staněk vai ser titular desta vez."
Comentários