Nuno Mendes foi o jogador escolhido para falar esta terça-feira aos jornalistas na concentração da seleção nacional para os encontros com Polónia e Croácia.

O lateral esquerdo do Paris Saint-Germain, antigo jogador do Sporting, falou da possibilidade de jogar a central face à ausência de Rúben Dias, da novidade Nuno Tavares na convocatória para a lateral esquerda da Seleção, das palavras de Cristiano Ronaldo sobre os jogadores que optam por deixar de representar o seu país e até da ida de Ruben Amorim - seu antigo treinador - para o Manchester United.

Concorrência de Nuno Tavares: É um prazer jogar com o Nuno. Tem muita qualidade. Já o mostrou na Lazio. É um oponente direto para a minha posição, mas tem qualidade e se está aqui tem de mostrar isso. Gosto de ter colegas com quem posso aprender também. Está aqui porque tem oito jogos e oito assistências. É importante para nós.

Possibilidade de jogar como central à esquerda: Temos jogadores capazes de fazer isso. A polivalência é uma vantagem para mim e para a equipa. É uma mais valia. Temos de ser capazes de fazer várias posições para ajudar a equipa.

Troca de Amorim por João Pereira no Sporting: Só tenho de dar os parabéns a Ruben Amorim. Desejar-lhe as maiores felicidades. Acho que tem capacidades de fazer ainda mais. Em relação ao João Pereira, é uma boa opção para o Sporting e tem capacidade para dar seguimento ao trabalho do Amorim. Desejo-lhe sorte e acho que tem o que é preciso para ter êxito.

A equipa está preparada para defrontar a Polónia, ainda temos mais alguns dias de trabalho pela frente.

Qualificação a um ponto de distância: Vai ser um jogo difícil, mas estamos preparados. Temos jogadores com qualidade e maturidade suficiente para fazer o que é preciso. Jogamos em casa, somos Portugal e entramos em todos os jogos para ganhar.

Polónia sem Lewandowski: É um grande jogador. É o melhor da Polónia, mas eles são uma equipa. Ele não joga sozinho. A Polónia tem muita qualidade, mesmo sem o Lewandowski. Se não entrarmos com a melhor seleção vamos ter dificuldades. Se dermos espaço vão criar problemas. Não é um jogador que vai mudar a maneira de jogar deles.

Crítica de Ronaldo a jogadores que abdicavam da Seleção: Cada um tem a sua opinião. Posso falar por mim. Tenho muito orgulho em representar Portugal. Nota-se isso nos jogos e nos treinos. Ele tem a opinião dele, eu tenho a minha. Em relação a mim, vou estar sempre disponível para ajudar Portugal da melhor forma.

Ausência de Ruben Dias: É um jogador importante para nós. É um líder na defesa. Ele não está, mas há outros jogadores que estão cá. Desejo as melhoras para o Ruben. Há jogadores que podem jogar na posição dele. Estamos preparados para defrontar a Polónia e a Croácia da melhor forma. Podemos somar duas vitórias.

Dicas para Dalot e Bruno Fernandes sobre Amorim: Acho que não tenho muito a dizer. No Sporting havia uma maneira de jogar. Foi para outro clube e cabe-lhe fazer o melhor com os jogadores que tem. Não é algo que eu lhes possa dizer. Desejo a melhor sorte. Se eles perguntarem alguma coisa, posso tentar ajudar. Mas eles vão passar mais tempo com o mister, que lhes poderá dizer melhor o que pensa para a equipa deles.