O futebolista Samu, melhor marcador esta temporada do FC Porto, da I Liga portuguesa, estreou-se hoje em convocatórias da seleção principal de Espanha para as últimas duas jornadas da fase de grupos da Liga das Nações.

Autor de 11 golos em 12 jogos pelos ‘dragões’, o avançado faz parte dos 26 ‘eleitos’ dos campeões europeus para a visita à Dinamarca, em 15 de novembro, em Copenhaga, e a receção à Suíça, três dias depois, em Tenerife, no encerramento do Grupo A4 da prova.

Samu, de 20 anos, acompanha os também estreantes Aitor Paredes, defesa central do Athletic Bilbao, e Marc Casadó, médio do FC Barcelona, líder isolado da Liga espanhola, nas escolhas do treinador Luis de la Fuente, que chamou ainda Pedro Porro (Tottenham) e Álex Grimaldo (Bayer Leverkusen), antigos laterais direito e esquerdo do campeão português Sporting e do Benfica, respetivamente.

Contratado ao Atlético de Madrid na janela de transferências de verão, por 15 milhões de euros (ME) fixos, Samu foi campeão olímpico por Espanha nos Jogos Paris2024 e tinha deixado impacto em outubro na qualificação da ‘roja’ para o Europeu de sub-21, ao anotar quatro golos em 41 minutos na receção a Malta (6-0), da 10.ª e última ronda do Grupo B.

De regresso estão ainda Dani Olmo, Nico Williams, Ayoze e Yéremy Pino, que falharam os derradeiros encontros dos campeões europeus devido a lesão, e também de Lamine Yamal, ausente dos últimos confrontos.

De foram ficam ainda os lesionados Pau Cubarsí e Alvaro Morata.

Espanha encerra a fase de grupos da Liga das Nações frente a Dinamarca, num jogo marcado para às 19h45, hora de Portugal continental, da próxima sexta-feira.  Três dias depois recebe a Suíça em Tenerife. Os campeões europeus já estão apurados para os quartos de final, pelo que agora só lhes interessa terminar no primeiro lugar do seu grupo.

A Espanha, vencedora da edição anterior da Liga das Nações, em 2022/23, comanda o Grupo A4, com 10 pontos, contra sete da Dinamarca, segunda colocada, quatro da Sérvia, terceira, e um da Suíça, quarta e última.

Convocados da Espanha

- Guarda-redes: David Raya, Álex Remiro, Robert Sánchez

- Defesas: Marc Cucurella, Alejandro Grimaldo, Aymeric Laporte, Pau Torres, Paredes, Dani Vivian, Óscar Mingueza e Pedro Porro

- Médios: Martín Zubimendi, Marc Casadó, Fabián Ruiz, Pedri, Mikel Merino, Álex Baena e Dani Olmo

- Avançados: Yeremy Pino, Lamine Yamal, Álvaro Morata, Bryan Zaragoza, Mikel Oyarzabal, Omorodion, Nico Williams e Ayoze.