O Benfica despediu-se das competições europeias desta época com um pesado resultado, em Dortmund, de quatro golos sem resposta, num jogo em que a eficácia de Aubameyang foi terrível para as aspirações da equipa liderada por Rui Vitória. O técnico do Benfica apostou em André Almeida no meio-campo ao lado de Samaris, e o plano de 'voo' de Rui Vitória para os quartos' chegou a parecer exequível mesmo depois do golo a abrir de Aubameyang aos 4 minutos.
A equipa portuguesa conseguiu estancar o forte domínio do Borussia Dortmund e teve na primeira parte duas ocasiões soberanas de golo, mas Cervi e Luisão não concretizaram. No arranque do segundo tempo, o Borussia de Dortmund esteve perto de sofrer um golo logo aos 47 minutos, mas Cervi não conseguiu aproveitar uma posição privilegiada em zona frontal e rematou contra um adversário.
E como a lei do futebol é cruel, e a máxima de 'quem não marca sofre', o Borussia Dortmund acabou por 'arrumar a questão' com dois golos num espaço de meros minutos por intermédio de Pulisic e Aubameyang. A perder por 4-0, Rui Vitória ainda tentou agitar a eliminatória com a entrada de Jonas e Jiménez, mas a eficácia do Borussia de Dortmund acabou por ser materializada no terceiro golo de Aubameyang no jogo, e o quarto dos alemães.
Com este resultado, o Borussia Dortmund redimiu-se da derrota na Luz por 1-0 e garantiu a passagem aos quartos-de-final da Liga dos Campeões. Já o Benfica saiu das competições europeias com um resultado pesado e algumas ilações para tirar e transportar para a luta pelo título de campeão, o grande objetivo dos 'encarnados' para esta época.
O Momento do Jogo:
Entre os 59 minutos de jogo e os 61 minutos, o Borussia Dortmund conseguiu dois golos de 'rajada' que acabaram definitivamente com as aspirações dos 'encarnados' na eliminatória. A possível expulsão de Dembèlé, por uma falta muito dura sobre Eliseu no final da primeira parte, ou a soberana ocasião de golo de Cervi no arranque da segunda poderiam ter alterado o rumo do jogo, mas como é a eficácia que determina os resultados todos os outros aspectos tornam-se secundários.
Os melhores:
Aubameyang - O avançado gabonês entrou muito bem no jogo e conseguiu redimir-se do festival de golos falhados na Luz logo aos 4 minutos com um cabeceamento para o interior da baliza. O golo deu-lhe confiança, e foi através da velocidade e sentido de desmarcação que o avançado do Borussia Dortmund fez diferença no jogo da segunda mão. Apesar de no seu terceiro golo surgir ligeiramente em fora-de-jogo, Aubameyang justificou em pleno o direito de levar a bola para casa com o 'hat-trick'.
Cervi - Irreverente, 'raçudo' e sempre disponível para lutar pela posse de bola, Cervi tem ressurgido em bom plano na equipa do Benfica. Joga sem complexos independentemente dos adversários que tem pela frente. Foi dos seus pés que surgiram alguns dos lances de maior perigo do Benfica em Dortmund, e poderia ter sentenciado a eliminatória no arranque da segunda parte.
Os piores:
Salvio - O extremo argentino voltou a sentir dificuldades para se afirmar no jogo e passou ao lado de grande parte do primeiro tempo. Na segunda parte tentou dar mais profundidade ao ataque do Benfica, mas os dois golos de rajada do adversário acabaram por suplantar qualquer tipo de apontamento positivo neste jogo.
Arbitragem - A equipa de arbitragem liderada pelo inglês cometeu alguns erros de análise durante o jogo, nomeadamente nos critérios dos cartões amarelos, e no fora de jogo não assinalado a Aubameyang no quarto golo do Borussia Dortmund. Para além disso, o Benfica ainda se queixou de uma grande penalidade não assinalada aos 11 minutos. Dembèlé e Samaris deveriam ter visto o segundo cartão amarelo no jogo.
Reações:
Pizzi: "O golo sofrido ao início não estava nos planos"
Nélson Semedo: "Jogámos contra uma grande equipa"
Rui Vitória: "Dois golos de rajada tiraram a nossa crença"
Thomas Tuchel: "Seria falta de respeito dizer que esperava marcar quatro golos ao Benfica"
Curiosidades:
- Desde novembro 2001 que nenhum jogador fazia um hat-trick ao Benfica: Lagorio (Marítimo).
- Pela 1.ª vez no formato Champions, o Benfica é eliminado nos oitavos de final da competição.
- O Benfica sofreu 4 golos pela 2.ª vez esta temporada, novamente na Champions (Napoli, Dortmund).
- Dortmund nos quartos de final da Champions 3 anos depois.
- Rui Vitória sofre a sua maior derrota enquanto treinador do Benfica.
- Borussia Dortmund nunca perdeu um jogo na Liga dos Campeões em que Aubameyang tenha marcado um golo.
Comentários