
O Borussia Dortmund e o Sporting entram em campo, esta quarta-feira, para a segunda mão do playoff de acesso aos oitavos de final da Liga dos Campeões. O encontro terá lugar no Signal Iduna Park, em Dortmund, às 18h45, e definirá quem avança na competição.
Na primeira mão, realizada no Estádio José Alvalade, os alemães conquistaram uma vitória expressiva por 3-0, com golos de Serhou Guirassy, Pascal Groß e Karim Adeyemi. O resultado deixou a equipa comandada por Niko Kovac numa posição confortável para garantir a passagem à fase seguinte.
Por outro lado, o Sporting terá uma missão complicada pela frente. Os leões precisam de vencer por três golos de diferença para levar a decisão para as grandes penalidade ou por quatro para avançar diretamente.
Momento de forma: Leões desfalcados e alemães com regressos
A tarefa do Sporting já é bastante difícil tendo em conta a vantagem dos alemão, mas a complicar ainda mais, a equipa orientada por Rui Borges enfrenta várias baixas importantes, incluindo Pedro Gonçalves, Nuno Santos, Geny Catamo, Hidemasa Morita, Daniel Bragança e Jeremiah St. Juste, todos fora por lesão. Para além disso, de fora vão ficar também Trincão e Gyokeres que não viajaram com a equipa para a Alemanha. O treinador explicou estas duas ausências como forma de poupar esforços aos jogadores com mais jogos nas pernas.
O Borussia Dortmund, apesar de uma campanha irregular na Bundesliga, mostrou solidez na Liga dos Campeões e pretende confirmar o favoritismo em casa. O treinador Niko Kovač, que conquistou sua primeira vitória no comando da equipa no jogo de Lisboa, espera um desempenho consistente para selar a qualificação.
Uma boa notícia para os alemães foi o regresso de Ramy Bensebaini e Carney Chukwuemeka aos treinos com o grupo na manhã desta terça-feira. Bensebaini, ausente na primeira mão devido a uma distensão muscular, também falhou o jogo contra o Bochum no último sábado (derrota por 2-0). Já Chukwuemeka, que se estreou pelo Dortmund em Alvalade ao entrar aos 85 minutos, não esteve disponível contra o Bochum por conta de um problema no joelho.
Histórico de encontros:
A equipa lisboeta, que não vence há cinco jogos na competição, procura uma reviravolta para superar a sequência negativa e dar um passo importante rumo à qualificação para as fases finais.
O Borussia Dortmund vem de uma impressionante série de nove jogos consecutivos, tendo marcado golos em todos os jogos da Liga dos Campeões, mostrando um desempenho ofensivo avassalador. A equipa alemã, que venceu o último confronto entre as duas equipas por 3-0, tem sido dominante nos últimos duelos, com um histórico de quatro vitórias e apenas uma derrota em cinco encontros com o Sporting.
O que dizem os treinadores
Niko Kovac, treinador do Borussia Dortmund: "Temos de levar o jogo muito a sério, não podemos pensar que vai ser fácil, em futebol tudo é possível e temos de reduzir a possibilidade do Sporting, e isso apenas é possível dando 100%. Sabemos que há dois jogadores lesionados, o treinador saberá quem vai jogar, será uma grande oportunidade para quem jogar e para mostrar qualidade, e temos de estar preparados para isso. Está 3-0 para nós, mas é a primeira parte, seria absurdo pensarmos que está resolvido".
Rui Borges, treinador do Sporting: "Tentarmos ser o mais capazes possível dentro do que temos que fazer. A gestão é neste jogo porque é. Não estou a atirar a toalha ao chão. Tinha que ser feita e vai ser feita agora. Neste jogo consigo ter o Morten e o Ousmane, nas Aves não consigo... mais do que eu, eles precisam deste tipo de gestão".
O árbitro
A UEFA nomeou o árbitro italiano Davide Massa para apitar o jogo entre Borussia Dortmund e Sporting Clube de Portugal, referente à segunda mão do play-off de acesso aos oitavos de final da Liga dos Campeões.
A equipa de arbitragem será composta integralmente por elementos italianos. Ciro Carbone e Stefano Alassio serão os assistentes, enquanto Simone Sozza desempenhará a função de quarto árbitro. Para o VAR, a UEFA designou Aleandro Di Paolo e Daniele Chiffi.
Dortmund e Sporting entram em campo a partir das 17h45 desta quarta-feira. Poderá seguir aqui, AO MINUTO, todas as incidências da partida e ver os vídeos com os principais lances da partida à medida que estes se forem sucedendo.
Comentários