Mikel Arteta instou os seus jogadores do Arsenal a criarem "belas memórias" no seu regresso à Liga dos Campeões, após seis anos de ausência. Os 'gunners' enfrentam amanhã o PSV Eindhoven na sua primeira partida do Grupo B, marcada para o Emirates Stadium.

Será o primeiro jogo do Arsenal na competição de elite do futebol europeu desde que foram derrotados pelo Bayern de Munique nos oitavos-de-final em 2017. O regresso tão esperado mexeu com a alma de Arteta que relembrou os seus próprios dias de jogador com o clube de Londres na Liga dos Campeões. Na véspera do seu primeiro jogo como treinador na Liga dos Campeões, o espanhol emitiu um apaixonado apelo à sua equipa.

"Orgulhoso e entusiasmado. Lutámos por isto e agora conseguimos. Joguei em alguns jogos da competição pelo clube e tenho belas memórias deles. Temos de aproveitar ao máximo", afirmou o treinador dos londrinos aos jornalistas em conferência de imprensa.

O Arsenal teve um início de temporada sem derrotas na Premier League, enquanto tenta compensar o colapso tardio que ofereceu o título ao Manchester City na última temporada. Mas a oportunidade de avançar para as fases finais da Liga dos Campeões - uma competição que nunca venceram - é um grande incentivo para o Arsenal nesta temporada.

"Já passou muito tempo desde que o Arsenal esteve na Liga dos Campeões e, obviamente, é a primeira vez para mim como treinador, por isso estou ansioso. Sempre que assisti e não estávamos lá, senti isso. Acho que colocas pressão sobre ti mesmo. Este clube tem de estar na Liga dos Campeões", disse Arteta.

"Quando tenho o trabalho que tenho, tenho a responsabilidade de tentar levar o clube às maiores competições, ao maior torneio, e depois lutar por ele", concluiu o técnico espanhol