O jogo entre o BATE Borisov e o FC Porto, da quinta jornada do Grupo H da Liga dos Campeões de futebol, será disputado, terça-feira, com parte das bancadas encerradas, por castigo da UEFA, hoje imposto ao clube bielorrusso.
A Comissão de Controlo, Ética e Disciplina do organismo europeu puniu o BATE com o “encerramento do setor D1 do estádio”, devido ao “comportamento racista dos seus adeptos”, conforme refere na sua página oficial.
Este castigo surge na sequência de incidentes registados aquando da receção dos bielorrussos aos ucranianos do Shakhtar Donetsk, a 21 de outubro, em que sofreram uma goleada, por 7-0.
O BATE Borisov é terceiro classificado do agrupamento, com três pontos, a sete do FC Porto, que é líder e com a qualificação para a fase seguinte já garantida.
Também por racismo, mas no capítulo do apuramento para o Europeu de 2016, a seleção da Ucrânia será obrigada a fazer o próximo encontro em estádio “diminuído” em cinco mil lugares.
O organismo pune, com esta sanção, o comportamento racista dos adeptos ucranianos na receção à Macedónia, a 12 de outubro.
A UEFA puniu ainda os turcos do Galatasaray em 70 mil euros e os alemães do Borussia de Dortmund em 32 mil euros, por comportamento incorreto do público no jogo do Grupo D que opôs as duas equipas na Alemanha, a 04 de novembro.
Comentários