O primeiro a entrar em ação é o conjunto ‘azul e branco’, que não tem de se deslocar à Ucrânia, onde é proibido jogar devido à invasão da Rússia, mas a Hamburgo, na Alemanha, fator que inclina ainda mais a balança para o lado portista.
A formação de Sérgio Conceição tem, assim, uma boa oportunidade para começar a marcar posição no Grupo H, onde é claro favorito ao apuramento, a par do FC Barcelona, que não deverá ter problemas em vencer na estreia, em casa, face ao estreante Antuérpia.
Na quarta-feira, entram em ação, a partir das 20:00, os outros dois conjuntos lusos, com o campeão nacional Benfica a ter pela frente aquele que é, teoricamente, o jogo mais fácil no Grupo D, a receção aos austríacos do Salzburgo.
A formação que venceu os últimos 11 campeonatos da Áustria ainda não perdeu esta época e não será um adversário fácil, mas o ‘onze’ de Roger Schmidt está obrigado a vencer, se quer chegar aos oitavos de final.
No outro jogo do agrupamento, o Inter Milão, líder isolado da Serie A após o 5-1 ao vizinho AC Milan, vai tentar confirmar que é o grande candidato a vencer o agrupamento na deslocação a San Sebastián, para defrontar a Real Sociedad.
Por seu lado, o SC Braga, de regresso à ‘Champions’ 11 anos depois, tem pela frente o ‘poderoso’ campeão italiano Nápoles, que chega à ‘pedreira’ com o estatuto de favorito, ao não tivesse ao seu dispor craques como Osimhen ou Kvaratskhelia.
Os ‘arsenalistas’, de Artur Jorge, têm, porém, uma ocasião para mostrar que podem ‘confundir’ as contas no Grupo C, no qual os napolitanos são favoritos ao apuramento, a par do Real Madrid, que começa com a receção ao estreante Union Berlim.
Quanto as restantes embates de terça-feira, destaque para as primeiras ‘batalhas’ no ‘grupo da morte’.
Como vai acontecer todas as jornadas, pelo menos até ficar definido o apuramento, o Grupo F centrará sempre as atenções e a abrir o AC Milan será anfitrião do Newcastle, enquanto o Paris Saint-Germain recebe o Borussia Dortmund.
O português Rafael Leão é uma das grandes armas dos transalpinos, enquanto Luis Enrique deverá ter ao seu dispor três de quatro internacionais lusos (Danilo, Vitinha e Gonçalo Ramos), já que Nuno Mendes está lesionado desde maio.
O Grupo E tem um embate entre os dois principais candidatos ao apuramento, com a Lazio a receber o Atlético de Madrid, enquanto o Feyenoord atua em casa perante o Celtic.
No Grupo G, o Manchester City, de Rúben Dias, Bernardo Silva e Matheus Nunes, inicia a defesa do título com a receção ao Estrela Vermelha, sendo claro favorito, como o Leipzig, de Fábio Carvalho, na deslocação ao reduto do Young Boys.
Quanto aos duelos de quarta-feira, as atenções centram-se na Alemanha, onde o Bayern Munique, agora com um ataque liderado por Harry Kane, recebe o Manchester United, de Diogo Dalot e Bruno Fernandes. No outro jogo do Grupo A, o Galatasaray, de Sérgio Oliveira, é anfitrião do Copenhaga, de Diogo Gonçalves.
No Grupo B, os dois principais candidatos jogam no seu reduto, o Sevilha, detentor da Liga Europa, face ao Lens e o Arsenal frente ao PSV Eindhoven.
Comentários