Decorridas que estão três jornadas na fase de grupos da liga milionária, fizemos o ponto de situação nos oitos grupos.
Terça-feira acabou por ser uma noite de enorme alegria para as cores lusas, com os triunfos categóricos de Sporting e FC Porto frente a Besiktas e AC Milan, respetivamente. Quarta-feira acabou por resultar em desilusão, depois do Benfica ter averbado uma derrota pesada frente ao Bayern no estádio da Luz. Ainda assim, as três equipas portuguesas seguem com boas perspetivas com vista ao apuramento para os oitavos de final da prova. Os dois primeiros lugares asseguram o acesso, o terceiro classificado cai para a Liga Europa.
Grupo A - Messi bisa, André Silva e Cancelo fazem o gosto ao pé
O Manchester City impôs-se com facilidade no terreno do Club Brugge. João Cancelo, Riyad Mahrez (2), Kyle Walker e Cole Palmer fizeram os golos do conjunto orientado por Pep Guardiola. Hans Vanaken acabou por fazer o golo de honra dos belgas.
No outro jogo do grupo, Leo Messi brilhou a grande altura ao apontar um bis frente aos alemães do Leipzig. Kylian Mbappé abriu as contas, mas o português André Silva empatou a contenda ainda antes do intervalo. No início do segundo tempo Nordi Mukiele colocou de novo os germânicos na frente. Contudo, Messi empatou numa finalização após um passe de Mbappé e fechou as contas numa grande penalidade 'à panenka'.
O PSG é líder do grupo com sete pontos, segue-se o City com seis e o Club Brugge com quatro. O Leipzig ainda não somou qualquer ponto.
Grupo B - Triunfo categórico do FC Porto, Liverpool dispara na liderança
Depois da derrota pesada no Dragão frente ao Liverpool, os dragões redimiram-se e impuseram-se com categoria frente ao AC Milan. Num jogo de clara superioridade portista, o único golo da partida foi apontado por Luis Díaz à passagem do minuto 65´. No outro encontro do grupo, partida emocionante entre Atlético e Liverpool, com os 'reds' a levarem a melhor por 3-2. O conjunto orientado por Jurgen Klopp esteve a vencer por 2-0 depois dos tentos de Salah e Keita, mas ainda na primeira parte os colchoneros chegaram à igualdade depois de um bis Griezmann com João Félix a fazer uma assistência. Contudo, os ingleses conseguiram chegar à vitória depois de um tento de Salah de grande penalidade, depois de uma falta cometida sobre Diogo Jota.
Na classificação, o Liverpool ocupa a primeira posição com nove pontos, seguido do Atlético e do FC Porto com quatro. O AC Milan ainda não pontuou e tem vida difícil para conseguir o apuramento.
Grupo C - Ajax segue imperial, Sporting soma primeiro triunfo com goleada na Turquia
Foi com um estrondo que o Sporting arrancou o primeiro triunfo na fase grupos (4-1 frente ao Besiktas). Sebastían Coates por duas vezes, num lance tirado a papel químico, deu vantagem aos leões. Pelo meio, Cyle Larin empatou a partida. Antes do intervalo, Pablo Sarabia colocou os leões a vencer por 3-1. Já na parte final do encontro, Paulinho estabeleceu o resultado final naquela que foi a maior vitória de sempre do Sporting na fase de grupos em jogos fora de portas. Já o Ajax continua a passear-se pelo grupo C. Desta feita goleou o Dortmund em Amesterdão por 2-0, com golos Dušan Tadić, Marco Reus, Daley Blind e Sébastien Haller. Os neerlandeses lideram com nove pontos, seguidos do Dortmund com quatro, Sporting com três e Besiktas ainda com zero pontos.
Grupo D - Inter bateu Sheriff e Real goleou Shakhtar
O Sheriff continua a ser líder do grupo D, mas em igualdade pontual com o Real Madrid (seis pontos). O arranque de sonho da equipa moldava foi travada pelo Inter (3-1). Edin Džeko abriu as contas, Thill empatou na sequência de um livre, mas os nerazzurri marcaram mais dois golos por intermédio de Arturo Vidal e Stefan de Vrij. Já o Shakhtar foi goleado em casa pelo Real Madrid. Serhiy Kryvtsov num autogolo colocou os merengues na frente. Na segunda parte, dois golos de Vínicius (um através de uma grande jogada individual) e tentos de Rodrygo e Karim Benzema selaram o triunfo. Inter e Shakhtar seguem na terceira e quarta posição, com quatro e um ponto, respetivamente.
Grupo E: Bayern segue triunfante na liderança
O Bayern segue triunfante na liderança do grupo (9 pontos), depois de ter goleado o Benfica por 4-0. Os bávaros 'puxaram dos galões' nos últimos vinte minutos da partida, apontando quatro golos, depois do bis de Leroy Sané, do tento de Everton (p.b) e do golo do inevitável Lewandowski . O Barcelona somou os primeiros pontos na fase de grupos, depois de se ter imposto em Camp Nou frente ao Dínamo de Kiev com um golo de Piquet. Os bávaros lideram o grupo com nove pontos, segue-se o Benfica com quatro, Barcelona com três e Dínamo de Kiev com um.
Grupo F - Ronaldo protagonista na reviravolta do United
Cristiano foi protagonista na reviravolta do Manchester United frente à Atalanta. Os 'red devils' foram para a segunda parte em desvantagem, depois dos tentos de Mario Pašalić e do ex-leão Merih Demiral. No segundo tempo tudo mudou. Rashford reduziu depois de uma assistência de Bruno Fernandes. Maguire empatou a partida com um quarto de hora por jogar e Ronaldo, num cabeceamento, estabeleceu o resultado final. Na Suíça, o Villarreal impôs-se perante o Young Boys. Yeremi Pino e Gerard Moreno colocaram os espanhóis a vencer por uma vantagem confortável. O Young Boys reduziu por Meschack Elia, mas os visitantes apontaram mais dois golos por Alberto Moreno e Samu Chukwueze. O United lidera com seis pontos, Atalanta e Villarreal somam quatro pontos e Young Boys apenas um.
Grupo G - Salzburgo reforça-se como líder do grupo
O Salzburgo impôs-se por 3-1 em casa frente aos alemães do Wolfsburgo. Karim Adeyemi inaugurou o marcador para os da casa, mas os germânicos empataram depois de um tento de Nmecha. Contudo, na segunda parte Okafor estabeleceu o resultado final com um bis. O Lille, com Tiago Djaló, Renato Sanches e Fonte não foi além de um empate caseiro (0-0) frente ao Sevilha. Sanches ainda esteve perto de marcar, mas permitiu a intervenção do guardião Yassine Bounou. O Salzburgo lidera com sete pontos, segue-se o Sevilha com três, o Lille com dois e o Wolfsburgo com dois.
Grupo H - Chelsea goleia, Juventus segue na liderança
No grupo H, o Chelsea soma e segue depois de ter goleado em Londres o Malmo por quatro golos sem resposta. Andreas Christensen, Jorginho (bis de grande penalidade) e Kai Havertz apontaram os golos dos blues. Na outra partida do grupo, a Juventus somou a sua terceira vitória em outros tantos jogos, depois de um tento solitário de Kulusevski no terreno dos russos do Zenit. A vecchia signora é líder isolada, segue-se o Chelsea com seis pontos, o Zenit com três e o Malmo com zero.
Comentários