Afinal, a final da edição 2026/27 da Liga dos Campeões não vai ser em Milão. O Comité Executivo da UEFA confirmou esta terça-feira que o Estádio San Siro, casa do AC Milan e do Inter, não poderá acolher a final da mais importante prova de clubes em 2027, como tinha inicialmente sido anunciado.

A UEFA explica que a federação italiana não garantiu o cumprimento dos requisitos exigidos pelo organismo máximo do futebol europeu, visto que a autarquia de Milão não aeegurou que obras de renovação não afetem o recinto e as suas imediações.

"Uma vez que o município de Milão não conseguiu garantir que o estádio San Siro e as zonas envolventes não serão afetados pelas obras de renovação durante o período da final da Liga dos Campeões em 2027 foi decidido não ceder a final a Milão e reabrir o processo de candidatura para designar um local adequado, com decisão prevista para maio/junho de 2025", explica a UEFA em nota oficial, saída da reunião desta terça-feira do seu Comité Executivo.

Desta forma, uma nova sede para a final da edição 26/27 da Champions será então designada em finais de maio ou inícios de junho de 2025, acrescentou a UEFA.

A UEFA tinha, inicialmente, dado à cidade de Milão um prazo alargado para mostrar que o estádio, cujas obras de renovação estão planeadas para decorrer entre os Jogos Olímpicos de inverno de 2026 e a realização dos jogos do Campeonato Europeu de 2032, estaria recuperado a tempo de receber o jogo decisivo da ‘Champions’ em 2027, .

Recorde-se que em 2025 a final da Liga dos Campeões será em Munique, com a final da temporada seguinte, 2025/26, a ter lugar na capital da Hungria, Budapeste.