Afinal a final da Liga dos Campeões no Estádio do Dragão, no próximo domingo, terá mais adeptos do que o inicialmente previsto: a UEFA anunciou esta terça-feira que o recinto poderá receber até 16.500 espetadores, mais 4.550 que os 12 mil inicialmente previstos.

Existem 1700 bilhetes reservados para o público em geral, que estarão para venda a partir das 13 horas desta terça-feira, exclusivamente no site da UEFA.

Os preços começam nos 70 euros e vão até aos 600. Cada pessoa poderá comprar até dois bilhetes, que serão personalizados com os dados de cada pessoa, impedindo a transmissão do bilhete a terceiros.

O organismo informou ainda que o acesso ao Estádio do Dragão está condicionado à apresentação de um comprovativo da toma da vacina contra a COVID-19 ou de um teste negativo (um teste PCR datado de 26, 27, 28 ou 29 de maio, ou um teste rápido de antigénio realizado a 28 e 29 de maio).

Esta será a terceira vez que Portugal recebe a final da Liga dos Campeões, sendo que as duas primeiras tiveram como palco o Estádio da Luz, em Lisboa, em 2014 e 2020.

A final 100% inglesa entre Manchester City e Chelsea, em 29 de maio, vai ter como ‘pano de fundo’ o recinto do FC Porto, que esteve para ser o palco da Supertaça Europeia do ano passado, entretanto alterada para Budapeste, devido à pandemia de covid-19.

A cidade do Porto e o Estádio do Dragão vão, assim, acolher a terceira final de uma Liga dos Campeões em Portugal e a segunda consecutiva, já que há pouco menos de um ano, precisamente por causa da crise mundial de saúde pública, a UEFA optou por realizar uma ‘final a oito’ em Lisboa, nos estádios da Luz e José Alvalade.

Outro recinto do Euro2004, o Estádio do Bessa, no Porto, recebeu a final do campeonato da Europa de sub-21 de 2006, em 04 de junho, quando os Países Baixos conquistaram o título, ao derrotarem a Ucrânia, por 3-0.

Em 2019, a seleção portuguesa somou o seu segundo título sénior europeu, ao vencer a final da primeira Liga das Nações, cuja 'final four' se disputou em Guimarães e no Porto, com a equipa das ‘quinas’ a derrotar os Países Baixos (1-0) no Estádio do Dragão.