O campeão Real Madrid começa a segunda fase da Liga dos Campeões de futebol com uma visita na quarta-feira ao Schalke 04, num terreno onde iniciou, na última temporada, a caminhada final para o 10.º título europeu.
A atravessarem uma fase menos boa na Liga espanhola, apesar de manterem a liderança, os ‘merengues’, únicos com seis vitórias na fase de grupos, regressam a Gelsenkirchen, onde, em 2014, venceram por 6-1, com dois golos de Cristiano Ronaldo, que viria a bisar novamente na segunda mão (3-1).
Também Cristiano Ronaldo está a ter um início de 2015 com menor fulgor, com ‘apenas’ quatro golos em sete jogos e uma expulsão por agressão a um jogador do Córdoba.
Para chegar a esta fase, os germânicos, que caíram nos ‘oitavos’ nas duas últimas edições e têm como melhor desempenho as meias-finais em 2010/11, terminaram o Grupo G na segunda posição, atrás do Chelsea, de José Mourinho, e à frente do Sporting, relegado para a Liga Europa.
Ambas as equipas têm vários problemas físicos nos plantéis, com o Real Madrid a não dever contar com os defesas Pepe e Sergio Ramos, e os médios Khedira, James Rodríguez e Modric, enquanto do lado do Schalke o guarda-redes Fährmann, o médio Julian Draxler e o avançado Obasi devem ser baixas.
O FC Porto, única equipa portuguesa ainda em ação, procura regressar aos quartos de final da Liga dos Campeões, algo que não consegue desde 2008/09, numa eliminatória para o qual parte como favorito, visitando na quarta-feira.
O Basileia, treinado por Paulo Sousa, um dos três técnicos portugueses ainda em prova, é o adversário dos ‘dragões’ e tenta alcançar pela primeira vez, à segunda tentativa, os quartos de final.
Outro dos reencontros desta fase da prova é, na terça-feira, entre o Chelsea e o Paris Saint-Germain, que foi eliminado pelo conjunto de José Mourinho nos quartos de final da edição 2013/14 da prova ‘milionária’, numa ronda decidida pelo golo marcado fora pelos ‘blues’.
Na primeira mão, os parisienses venceram por 3-1, com golos de Lavezzi, David Luiz (na própria baliza) e de Pastore, tendo a grande penalidade apontada por Hazard a ser decisiva na eliminatória. Em Londres, Schürrle e Ba, dois jogadores que já deixaram o Chelsea, deram o apuramento aos ‘blues’.
A nível interno, o Paris Saint-Germain está a sentir mais dificuldades do que nos últimos anos e ocupam o terceiro lugar, a dois pontos do líder Lyon, depois de ronda deste fim de semana ter empatado a dois em casa com o Caen, podendo ter perdido quatro jogadores por lesão: Yohan Cabaye, Marquinho, Serge Aurier e Lucas.
O Chelsea, que venceu o agrupamento em que estava integrado o Sporting, lidera destacado o campeonato inglês, com sete pontos de avanço sobre o Manchester City.
Reforçado com o colombiano Juan Cuadrado, o Chelsea perdeu o egípcio Salah e o alemão Schürrle no ‘mercado’ de inverno, não tendo qualquer jogador lesionado para esta ronda, tal como os comandados de Laurent Blanc.
O Bayern Munique, campeão europeu em 2013, parte como favorito no confronto com o Shakhtar Donetsk, equipa que tem nas suas fileiras Luiz Adriano, o melhor marcador da fase regular, com nove golos.
Esta será a primeira vez que as duas equipas se encontram nas competições europeias.
O Bayern Munique, que perdeu Shaqiri no ‘mercado’ de inverno, venceu o Grupo E, com apenas uma derrota, frente ao Manchester City, numa altura em que já estava apurado para os oitavos de final.
O Shakthar, que não poderá com o médio Taras Stepanenko, castigado, terminou o Grupo H na segunda posição, com nove pontos, a cinco do FC Porto.
Nuns oitavos de final dividido em duas semanas, a 24 de fevereiro disputam-se mais dois encontros da ronda: os confrontos entre Manchester City e FC Barcelona e entre Juventus e Borussia Dortmund.
A primeira mão dos ‘oitavos’ termina no dia seguinte, com o Mónaco, de Leonardo Jardim, a visitar o Arsenal, enquanto o Bayer Leverkusen, que tal como os monegascos esteve no grupo do Benfica, a receber o vice-campeão europeu, Atlético de Madrid.
Comentários