Declarações de José Mourinho, treinador do Benfica, na análise à derrota diante do Chelsea por 1-0, na Liga dos Campeões.

Análise: "Não vou estar com muitos rodeios, uma derrota é uma derrota, por muito que se joga bem, por muito imerecida que seja. Mas a derrota é derrota e não quer esconder isso dos meus jogadores. Já falámos sobre isso. Há perder e perder, há perder e ter vergonha de sair de casa e há perder e ter a sensação de que fizemos as coisas bem, com atitude, coragem, a jogar olhos nos olhos contra uma boa equipa. Perdeu-se, mas podia-se ter conseguido outro resultado. Com tão pouco tempo para treinar, termos coisas para nos agarrarmos... vamos melhorar a partir daqui, é o jogo mais bem conseguido [desde que cheguei]. A equipa esteve estável, organizada, sem problemas táticos defensivos. O nosso guarda-redes não foi o melhor em campo. Podíamos ter feito golo, temos de fazer golo."

Mexidas: "Aos 75 minutos, senti que tínhamos gente cansada, o Lukebakio cansado, o Sudakov cansado, os três médios todos com amarelo. Senti que o jogo ia partir, eles são fortíssimos na transição. Faço mudanças para tentar dar outra frescura e intensidade, mas eles tinham jogadores melhores do que os que estavam a jogar. É uma equipa com imensas condições, acabaram por se aguentar."

FOTOS: O Chelsea-Benfica em imagens

Arbitragem: "Tenho a sensação que o João Pedro podia ter visto o segundo amarelo muito antes, numa bola com Otamendi que normalmente os árbitros não pensam duas vezes na UEFA. São dois amarelos 'by the book'. O segundo amarelo de Florentino em Istambul [n.d.r. Fenerbahçe 0-0 Benfica, nos play-off de acesso à Champions] é 'by the book'. Esta bola de Otamendi parece-me que era segundo amarelo. O Chelsea no último fim de semana perde porque joga 20 minutos com menos um jogador. Se acontece [a expulsão], o jogo ia virar."

Melhorias: "Chateados com a derrota, mas optimistas. É uma base de algum crescimento tático e mental. Apresentamo-nos melhores, tivemos três dias [para preparar o jogo], vamos agora ter quatro, o que nos dá possibilidade de chegar bastante melhores ao próximo jogo."

- Tudo sobre o desporto nacional e internacional em sportinforma.sapo.pt -

Chelsea marca quando o Benfica estava a crescer: "É um daqueles golos que frustra porque a equipa foi tão perfeitinha nas coberturas, no jogo zonal. Dois jogadores interpretaram o mesmo movimento, o Dedic muito por dentro quando não era preciso porque o Ríos estava por dentro. O Chelsea mete várias dinâmicas em campo, jogadores rápidos com e sem bola. Depois mudam, tiram Garnacho e colocam Guittens. Mas os rapazes portaram-se bem."

Reação dos adeptos: "A confiança só se recupera com bons resultados, mas na ausência de bons resultados... uma derrota é uma derrota, mas se amanhã se quiser ia jantar à Avenida da Liberdade, nenhum benfiquista nos irá insultar. Esta mudança de atitude em campo, não só na forma como se enfrentou o jogo, mas de lutar muito, é positivo."

FC Porto: "[Exibição] é uma excelente base para o FC Porto, uma ótima equipa que está num momento fantástico, marca golos, não sofre, tudo lhes corre bem, com muito mérito. Mas quem chega aqui e joga desta maneira, não tem de ter medo do FC Porto como não teve medo do Chelsea."

O Benfica somou a segunda derrota na fase Liga da Champions, ao perder esta noite em Londres com o Chelsea por 1-0. Os Encarnados continuam sem pontuar nesta edição da prova.

No próximo domingo, a formação da Luz irá a Dragão medir forças com o FC Porto, na 8.ª jornada da I Liga de Futebol.