A Liga dos Campeões está a preparar uma das maiores mudanças dos últimos tempos e vai estrear um novo formato, na temporada 2024/25.
A atual fase de grupos da Champions inclui 32 equipas divididas em oito grupos de quatro. A partir da próxima época, serão 36 os emblemas a participar nesta fase, sendo que competirão numa liga única. Como é óbvio, seria impossível todos os clubes disputarem 70 partidas (35 em casa e 35 fora), por isso, serão divididas em potes e vão realizar quatro jogos em casa outros quatro fora de portas, contra oito adversários diferentes.
Sob o novo formato, as equipas disputarão oito jogos na nova fase de liga (antiga fase de grupos). Deixarão de defrontar três adversários duas vezes – em casa e fora – e, ao invés, enfrentarão oito oponentes diferentes, disputando metade dos jogos em casa e a outra metade fora. Para determinar os oito adversários diferentes, as equipas serão divididas inicialmente em quatro potes. Posteriormente, cada equipa será sorteada para enfrentar dois adversários de cada um desses potes, disputando um jogo em casa e fora frente a uma equipa de cada pote.
Após terminada esta fase, a classificação resultante vai determinar como se processa a etapa seguinte: as oito melhores equipas da liga qualificam-se automaticamente para os oitavos de final, enquanto aquelas que terminarem entre o 9º e o 24º lugares vão disputar um play-off a eliminar, a duas mãos, para saber quais seguem também para a fase seguinte da competição. As equipas que terminarem do 25º lugar para baixo, inclusive, serão eliminadas, sem direito a acesso à Liga Europa. Daí em diante, as eliminatórias mantém o mesmo formato até à final.
Quem estaria apurado neste momento?
Embora ainda falte muito para disputar em todos os campeonatos, fizemos o exercício de analisar quem é que teria acesso à primeira edição da nova Liga dos Campeões, se as ligas terminassem hoje. Eis os resultados:
Inglaterra (4): Liverpool, Man City, Arsenal, Aston Villa
Espanha (4): Real Madrid, Girona, Barcelona, Atlético de Madrid
Alemanha (4): Leverkusen, Bayern, Estugarda, Dortmund
Itália (4): Inter, Juventus, Milan, Bolonha
França (3): Paris Saint-Germain, Brest, Mónaco
Países Baixos (2): PSV Eindhoven, Feyenoord
Portugal (1): Sporting
Bélgica (1): Union SG
Escócia (1): Rangers
Áustria (1): Salzburgo
Estes seriam os 25 clubes que teriam acesso à primeira fase, sendo que ainda faltam atribuir duas vagas de desempenho europeu, que premeiam as federações que protagonizaram um melhor desempenho coletivo nas edições anteriores e sete vagas que serão garantidas através da qualificação. Ficarão ainda a faltar dois lugares, que resultarão do reequilíbrio necessário entre os campeões dos campeonatos nacionais e os vencedores da Liga dos Campeões e da Liga Europa de 2023/24. Caso haja repetentes neste capítulo, as vagas serão atribuídas aos países dos campeões, mediante a classificação dos campeonatos.
Comentários