
Inglaterra poderá ter até 11 das suas 20 equipas da Premier League nas provas da UEFA em 2025/26. O cenário é muito improvável, mas não impossível, desde que a UEFA mudou os formatos das suas provas no início de 2024/25.
Na Liga dos Campeões, já é quase garantido que Inglaterra terá cinco equipas em 2025/26, número que poderá subir para sete, mediante alguns cenários.
Os primeiros quatro colocados na Liga Inglesa apuram-se diretamente para a Champions 2025/26, assim como o 5.º classificado de um dos países com melhor coeficiente em 2024/25. É caso e Inglaterra, que lidera destacado o ranking da UEFA esta época, e que só necessita de uma vitória ou então dois empates nos jogos que restam das suas equipas em todas as provas para garantir que não cairá para terceiro.
O coeficiente é calculado da seguinte forma: o número total de pontos de cada país e divide-se pelo número de equipas que competiram na época transata. Os dois países com melhor média garantem, automaticamente, mais uma vaga na Liga dos Campeões em 2025/25.
Além destes cinco, mais dois clubes ingleses podem entrar na Liga milionária da próxima época. Para tal, o Aston Villa, 9.º colocado da Premier League neste momento, terá de vencer a Liga dos Campeões e o Manchester United, 13.º no campeonato, ou o Tottenham, atual 14.º, vencer a Liga Europa. Os três emblemas não poderão ficar entre os cinco primeiros.
De recordar que vencedor da Liga Europa entra na Champions e que o vencedor da prova também ganha direito a defender o seu título, se não conseguir apurar via campeonato.
De referir que o 6.º colocado da Premier League entra logo na fase de Liga da Liga Europa, assim como o vencedor da Taça de Inglaterra. O 7.º da Liga Inglesa e o vencedor da Taça da Liga entrarão num play-off de acesso a Liga Conferência. Tendo em conta o seu poderio, não será difícil não passar.
Se os vencedores da Taça de Inglaterra e Taça da Liga qualificarem-se para as provas da UEFA via posição na Premier League, as equipas imediatamente abaixo na tabela ficam com essas vagas. É o caso do Newcastle, vencedor da Taça da Liga que ocupa atualmente o 6.º lugar.
E se o Chelsea, atual 4.º colocado, vencer a Liga Conferência (é o principal favorito), abre uma vaga inglesa nessa prova, se o clube londrino apurar-se para as provas da UEFA via campeonato.
Assim, o 11.º colocado da Liga Inglesa pode apurar-se para as competições europeias. A posição é atualmente ocupada pelo Brentford. Para que tal suceda, o Newcastle, vencedor da Taça da Liga, tem de ficar apurado para as provas da UEFA via posição no campeonato (é o atual 6.º colocado).
Outro cenário possível para o 11.º entrar na UEFA é o Chelsea vencer a Liga Conferência e ficar de fora dos lugares de acesso às provas europeias via campeonato.
Assim, em 2024/25, Inglaterra teria sete clubes na Liga dos Campeões, três na Liga Europa e um na Liga Conferência.
Comentários