A fase de grupos da UEFA Champions League aproxima-se do seu clímax e esta terça-feira arranca a Jornada 5 da fase de grupos, com alguns embates que podem definir muita coisa no que toca ao apuramento para os oitavos de final, onde já estão quatro equipas (Bayern, Ajax, Liverpool e Juventus).

A ação vai começar logo às 17h45, em Kiev, onde, em partida do grupo do Benfica, o já apurado Bayern vai procurar dar seguimento ao seu registo 100 por cento vitorioso no terreno de um Dínamo que já não pode chegar aos 'oitavos', mas que ainda procura chegar ao terceiro lugar e ao acesso à Liga Europa.

À mesma hora, o Manchester United vai entrar em campo em Espanha, para defrontar o Villarreal, em partida do Grupo F, naquele que será o primeiro encontro de Cristiano Ronaldo, Bruno Fernandes, Diogo Dalot e companhia desde a saída de Ole Gunnar Solskjær do leme da equipa. A orientar o United, que lidera o grupo com 7 pontos, tantos quantos o Villarreal, mas que está longe de ter já o apuramento garantido (com Atalanta e até Young Boys, que se defrontam na Suíça a partir das 20h00 ainda na luta), estará Michael Carrik, antigo jogador do clube.

Para as 20h00 estão então marcados os restantes seis jogos desta terça-feira, com destaque para a visita do Benfica em Camp Nou, para defrontar o Barcelona, que tal como o United também apresentará um novo treinador. Até à data, o Barça marcou apenas dois golos no Grupo E e ainda terá bem presente o que aconteceu quando defrontou o Benfica em setembro: uma derrota por 3-0. Porém, esses dois golos que o Barcelona marcou valeram-lhe duas vitórias sobre o Dínamo Kiev e seis pontos, pecúlio que lhe permite entrar em campo à frente do Benfica, que só soma quatro pontos. Um triunfo apura o Barça, enquanto um empate deixa tudo em aberto (mas com o Benfica a depender do resultado da Jornada 6 entre Bayern e Barça) e uma vitória deixa o Benfica a depender só de si para se apurar.

Noutros campos, o apertado Grupo G, onde apenas quatro pontos separam Salzburgo, primeiro, e Sevilha, quarto, deverá ficar mais definido, com os austríacos a visitarem o Lille de Renato Sanches, Tiago Djaló, José Fonte e Xadas, e os espanhóis a receberem o Wolfsburgo. Franceses e alemães partilham atualmente o segundo lugar do grupo, com cinco pontos.

No Grupo H está praticamente tudo definido e o campeão europeu em título, o Chelsea, vai procurar somar na receção à Juventus o ponto que lhe falta para se juntar à já apurada equipa de Turim nos oitavos-de-final.

Jornada 5 da fase de grupos da Liga dos Campeões

Terça-feira

Grupo E: Dínamo de Kiev-Bayern, 17h45

Grupo F: Villarreal-Manchester United, 17h45

Grupo E: Barcelona-Benfica, 20h00

Grupo F: Young Boys-Atalanta, 20h00

Grupo G: Sevilha-Wolfsburgo, 20h00

Grupo G: Lille-RB Salzburgo, 20h00

Grupo H: Chelsea-Juventus, 20h00

Grupo H: Malmo-Zenit, 20h00

Confira aqui como estão as classificações dos diferentes grupos ao fim de quatro jornadas