No regresso do Chelsea a Lisboa para defrontar uma equipa portuguesa na Liga dos Campeões, o emblema londrino fez uma lista dos cinco melhores jogadores portugueses que passaram por Stamford Bridge.

No dia em que o Sporting recebe o Chelsea e Alvalade, os "blues" de Londres elegeram Deco, Tiago, Bosingwa, Paulo Ferreira e Ricardo Carvalho como os jogadores portugueses que mais marcaram as bancadas de Stamford Bridge. Curiosamente, nesta lista, apenas dois jogadores não foram para Inglaterra pela mão de José Mourinho: Deco e Bosingwa.

O antigo número 10 do FC Porto chegou ao Chelsea no verão de 2008 através do Barcelona, em pleno campeonato da Europa, e pela mão de Luiz Felipe Scolari, na altura ainda selecionador nacional de Portugal. Ao serviço Chelsea, Deco disputou duas épocas e conquistou uma Premier League, duas Taças de Inglaterra e uma Supertaça, tento realizado 58 jogos em marcado seis golos.

José Bosingwa chegou ao Chelsea também por indicação de Scolari, e entre 2008 e 2013 conquistou tudo ao serviço dos londrinos, destacando-se a vitória na Liga dos Campeões em 2012. O lateral direito realizou 126 jogos ao serviço do Chelsea tendo marcado três golos.

Em relação aos jogadores portugueses escolhidos por José Mourinho, o clube destaca, naturalmente, Ricardo Carvalho e Paulo Ferreira. Os dois atletas contratados ao FC Porto em 2004 estiveram várias épocas em Stamford Bridge e foram determinantes para a conquista de vários títulos. O defesa central, Ricardo Carvalho, realizou um total de 210 jogos pelos londrinos e marcou 11 golos. Venceu três Ligas inglesas, três Taças de Inglaterra, duas Taças da Liga e duas Supertaças. Já o lateral lateral direito, Paulo Ferreira, jogou 217 jogos e conquistou praticamente tudo ao serviço do Chelsea, com destaque para a conquista da Liga dos Campeões em 2012 e a Liga Europa em 2013.

Da lista dos jogadores portugueses que marcaram Stamford Bridge, destaque também para Tiago. O médio contratado ao Benfica em 2004 conquistou o carinho dos adeptos do Chelsea, apesar de ter jogado apenas uma época antes de se transferir para o Lyon. O antigo internacional português disputou 52 jogos, marcou quatro golos e conquistou uma Premier League, uma Taça da Liga e uma Supertaça.

Fora da lista ficaram ainda jogadores como Raul Meireles, Hilário, Maniche, Nuno Morais, Filipe Oliveira e Ricardo Quaresma.