Os quartos de final da Liga dos Campeões 23/24 arrancaram com dois grandes jogos, que resultaram em dois empates, emoção, espetáculo e grandes golos, com o Manchester City a empatar 3-3 no terreno do Real Madrid e o Bayern Munique a empatar 2-2 em Londres, frente ao Arsenal. Esta quarta-feira, espera-se que os outros dois embates da primeira mão estejam à altura dos da véspera.

Paris Saint-Germain recebe Barcelona em duelo de velhos conhecidos

No Parque dos Príncipes, Paris Saint-Germain e Barcelona vão defrontar pela quarta vez numa eliminatória da Champions, com o treinador da equipa francesa, Luis Enrique, a tentar deixar pelo caminho o clube que conduziu ao triunfo na competição, em 2015.

Essa foi a última vez que a formação catalã ergueu o troféu, mas esta levou a melhor os dois últimos confrontos com os parisienses em fases a eliminar, estando ainda na cabeça de todos a famosa 'remontada' lograda em 2016/17, ao conseguir anular, com um triunfo por 6-1 na segunda mão, uma derrota por 4-0 na primeira mão, então nos oitavos-de-final.

O PSG, porém, superou o Barcelona também nos oitavos de final em 1994/95 e ainda no mais duelo entre os dois clubes, clubes, por 5-2 no total das duas mãos, nos oitavos-de-final de 2020/21.

Num duelo onde se esperam muitos portugueses em campo, de um lado e do outro, as atenções vão estar centradas em Kylian Mbappé, autor de três golos no jogo da primeira mão, em Camp Nou, quando as duas equipas mediram forças pela última vez.

Equipas prováveis

Paris: Donnarumma; Zaïre-Emery, Marquinhos, Lucas Hernández, Mendes; Vitinha, Ugarte, Fabián Ruiz; Dembélé, Mbappé, Barcola
Suspensos: Hakimi
Em risco de suspensão: Lucas Hernández, Škriniar, Ugarte, Dembélé

Barcelona: Ter Stegen; Koundé, Araújo, Cubarsí, João Cancelo; De Jong, Christensen, Gündoğan; Lamine, Lewandowski, Raphinha
Suspensos: ninguém
Em risco de suspensão: Christensen, De Jong, Ferran Torres, João Félix, Ronald Araújo, Sergi Roberto, Lamine

Atlético de Madrid e Dortmund em duelo de outsiders

No outro embate da noite medem forças em Madrid duas formações que poucos apontarão como os principais candidatos a erguerem o troféu.

Finalista vencido da prova por três ocasiões, o Atlético não atinge as meias-finais desde 2016/17, enquanto o Dortmund, campeão europeu em 1997, não chega a essa etapa desde 2012/13.

As duas formações terminaram, contudo, na frente dos respetivos grupos, com o Atlético a eliminar depois, nos oitavos de final, o Inter (finalista vencido da temporada passada) nos penáltis, enquanto o Dortmund levou a melhor sobre o PSV.

Nos bancos, a liderar as equipas, dois técnicos com experiência bem diferente na prova. Diego Simeone procura a sua 50ª vitória como treinador na competição, enquanto para Edin Terzić, de apenas 41 anos, está é apenas a segunda época completa no comando do Dortmund.

A eliminatória será também especial para Axel Witsel, agora médio do Atleti, que vai enfrentar a equipa que representou entre 2018 e 2022, antes de rumar a Espanha.

Equipas prováveis

Atlético de Madrid: Oblak; Lino, Azpilicueta, Giménez, Witsel, Molina; De Paul, Koke, Llorente; Morata, Griezmann
Suspensos: Ninguém
Em risco de exclusão: Hermoso, Koke, Lino, Morata, Savić

Dortmund: Kobel; Ryerson, Hummels, Schlotterbeck, Maatsen; Sabitzer, Can; Sancho, Brandt, Adeyemi; Füllkrug
Suspensos: Ninguém
Em risco de exclusão: Hummels