O Real Madrid quase assegurou esta quarta-feira a presença nas meias-finais da Liga dos Campeões em futebol, ao vencer em casa o Galatasaray, por 3-0, enquanto Málaga e Borussia Dortmund não foram além de um nulo.
A vitória dos “merengues” começou a ser construída nos pés de Cristiano Ronaldo, que marcou logo aos nove minutos, após um passe “de morte” de Mesut Ozil, que o português finalizou com um toque subtil, em habilidade, fora do alcance do guarda-redes uruguaio Nestor Muslera.
Com este golo, Cristiano Ronaldo passou a comandar, isolado, a lista de melhores marcadores da Liga dos Campeões, com nove golos, mais um do que o ponta de lança turco do Galatasaray Burak Yilmaz, que hoje ficou em branco, e do que Lionel Messi, autor de um golo frente ao Paris Saint-Germain, na terça-feira, na capital francesa.
Sem ter feito uma exibição de “encher o olho”, o Real Madrid deteve sempre o controlo do jogo e teve o mérito de marcar em momentos importantes, golos que tranquilizaram e reforçaram a confiança dos seus jogadores.
De resto, a equipa “merengue” conseguiu chegar ao fim da partida sem sofrer qualquer golo, o que não acontecia desde 17 de fevereiro.
O Galatasaray viu-se, de alguma forma, forçado, face ao golo de Cristiano Ronaldo logo aos nove minutos, de assumir mais a iniciativa do que, porventura, Fatih Terim terá planeado, mas raramente revelou capacidade para romper a defesa dos “merengues”.
De resto, José Mourinho evidenciou enorme respeito pelo Galatasaray, pela forma como posicionou a equipa em campo, preservando o equilíbrio em detrimento do risco e a solidez da organização defensiva, até pelos dois golos de vantagem que passou a ter desde os 29 minutos, altura em que Benzema assinou o segundo golo, após cruzamento de Essien.
Na segunda parte, seria o argentino Gonzalo Higuaín, que entrou a render Benzema, aos 65 minutos, a assinar o terceiro golo, aos 73, que sentencia, praticamente, a eliminatória, visto que não é expectável que o Galatasaray tenha capacidade para operar uma reviravolta de tal envergadura.
Entretanto, na outra partida dos quartos de final da Liga dos Campeões, Málaga e Borussia de Dortmund adiaram tudo para a segunda mão, apesar da equipa alemã levar ligeira vantagem pelo facto da resolução da eliminatória decorrer na Alemanha.
Aliás, os alemães podiam ter dado um passo de gigante rumo às meias-finais caso tivessem revelado maior eficácia na finalização, em particular na primeira parte, frente a um Málaga que confirmou que o seu ponto forte reside na solidez da sua organização defensiva.
Pela equipa espanhola alinharam dois portugueses, o lateral esquerdo Antunes, que foi alinhou os 90 minutos, e Duda, lançado por Pellegrini aos 87 minutos, para o lugar de Isco, ainda a tempo de bater um livre perigoso para a baliza germânica.
O Galatasaray-Real Madrid e o Borussia-Málaga, referentes à segunda mão, disputam-se na próxima terça-feira.
Veja aqui os resultados.
Comentários