
FC Barcelona, bicampeão europeu, e Arsenal, lutam entre si para a conquista da Liga dos Campeões feminina. Em Alvalade encontram-se duas equipas com históricos e trajetos bem distintos na maior prova de clubes do futebol europeu a nível feminino.
A Baixa em alta
Depois de, na sexta-feira, a 'Fan Zone' situada na Praça do Comércio ter sido dedicada a antigos jogadores e jogadoras ligados à Liga dos Campeões, como é o caso de Thiago Alcântara, no sábado a zona foi realmente para os fãs.
Contudo, e apesar da muita animação vivida dentro do recinto, a verdadeira festa dos adeptos tinha lugar cá fora, a maioria destes afetos ao Barcelona, que formaram um autêntico cortejo desde o Arco da Rua Augusta, subindo a baixa a partir daí, entoando cânticos de apoio aos 'blaugrana'.
Adeptos do Arsenal também surgiam, mas em clara minoria. Apenas nos muitos bares da baixa pombalina é que havia mais 'concorrência' por parte dos ingleses relativamente aos catalães.
"Costuma haver muito movimento ao sábado, mas hoje está ainda mais. Ingleses e espanhóis é malta que consome bem!", afirma o Sr.Alfredo, proprietário de um dos restaurantes da Baixa, pelo meio dos vários pedidos que vão surgindo, e que andam muito à volta da cerveja.
O movimento habitual da baixa pombalina num sábado de muito calor tem agora um aditivo, com muitas bandeiras 'blaugrana' ao vento, isto enquanto turistas e locais observam, reservados na sombra possível, toda a animação.
"Chegámos ontem de Barcelona. Já tinhamos bilhete e a viagem planeada há muito tempo. Sabíamos que o 'Barça' chegaria à final e vai ser campeão europeu novamente!", diz Olivia, que veio com um grupo de amigos desde a capital da Catalunha.
"Temos tudo para ser tricampeões, dominámos a época a todos os níveis, e de uma forma clara. Obviamente que seria tudo muito mais fácil se a Kika não estivesse lesionada. Joga muito bem, fizemos uma grande contratação!", acrescentou.
Contrariar as previsões
Chegados a Alvalade começamos a ver mais adeptos do Arsenal, bem mais comedidos no que a manifestações de apoio diz respeito, contudo, tal não quer dizer que não haja confiança do lado inglês.
"Fizemos um longo caminho na 'Champions', desde as pré-eliminatórias até à final. Ninguém contava que aqui chegássemos, mas demonstrámos que temos capacidade de dar o passo final.", afirmou categoricamente Nigel, acompanhado da mulher e das duas filhas, fanáticas pelo Arsenal.
"Gostamos mais de ver a equipa feminina do que a masculina, é diferente, há mais paixão pelo jogo. Gosto muito de jogar e espero chegar à equipa principal um dia", disse Julia, uma das filhas.
Frente-a-frente o bicampeão europeu, vencedor de três das últimas quatro edições da Liga dos Campeões, diante de um Arsenal que contrariou todas as previsões, para chegar à grande final. Temos assim todos os ingredientes para um grande espetáculo.
Comentários