O Sporting defronta esta terça-feira o Schalke04 da Alemanha, na Arena de Gelsenkirchen, em jogo da terceira jornada do Grupo G. Os "leões" de Marco Silva vão tentar fazer na Alemanha algo nunca antes conseguido: vencer.
O histórico de resultados do Sporting em solo germânico assusta qualquer adepto leonino mas, como João Mário disse na conferência de imprensa, chegou a hora de quebrar o enguiço e trazer um triunfo da Alemanha. É um "leão" com a moral em alta aquele que vai defrontar o Schalke 04, depois de eliminar o FC Porto da Taça de Portugal em pleno Dragão, marcando três golos ao adversário, algo que não acontecia desde 1975.
O registo do Sporting nas competições de clubes da UEFA na Alemanha salda-se por um empate e oito derrotas em nove partidas, 11 golos marcados e 36 sofridos. Mas a estatística não ganha jogos e este "leão" de Marco Silva está mais que preparado para somar a primeira vitória em solo germânico.
A última vez que a formação de Alvalade defrontou uma equipa germânica na prova milionária, o resultado foi assustador. Depois de perder com o Bayern por 5-0 em Alvalade, nos oitavos-de-final, o Sporting voltou a ser goleado em Munique por 7-1, perfazendo 12-1 no total da eliminatória. Números que não assustam os pupilos de Marco Silva.
Recuando um pouco mais na história, pode-se verificar que o primeiro confronto entre os "leões" e uma equipa germânica deu-se em 1970. Na segunda eliminatória da Taça dos Campeões Europeus (agora Liga dos Campeões), a formação de Alvalade perdeu os dois jogos com o Carl Zeiss Jena por 2-1, com Marinho a marcar o golo na Alemanha e Baltasar o tento em Alvalade. Quatro anos depois, viria a ser Magdeburgo a impedir a formação leonina de chegar à final da extinta Taça das Taças (empate a um golo em Lisboa e derrota por 2-1 na Alemanha).
Seguiram-se depois duas eliminatórias na Taça UEFA com empates em Alvalade frente ao Kaiserslautern em 1979 e Colónia em 1986, ambos por 1-1, e derrotas na Alemanha, também ambos por 2-0.
O primeiro duelo no formato atual da Liga dos Campeões entre Sporting e equipas germânicas aconteceu em 1997, com duas derrotas ante o Bayer Leverkusen (0-2 em Alvalade e 1-4) em Leverkusen, na fase de grupos. Estas duas equipas voltaram a cruzar-se na fase de grupos da Champions em 2000 e, mais uma vez, o Sporting voltou a perder o duelo:derrota por 3-2 na Alemanha (André Cruz e Sá Pinto fizeram os golos) e empate a zero bolas em Alvalade.
Seis anos depois, seria outro colosso alemão a superiorizar-se aos "leões" na champions. Na fase de grupos da época 2006/2007, o Sporting encontrava pela primeira vez o Bayern Munique, numa eliminatória renhida. O Sporting empatou a zero bolas fora de portas, no segundo empate em solo germânico, mas viria a perder em casa por 1-0, golo de Schweinsteiger. Foi a primeira vez que o Sporting não perdeu em solo germânico.
O mesmo Bayern viria a marcar, de forma negativa, a história do Sporting na Champions, nos oitavos-de-final da prova na época 2009/2010. Em Alvalade, Ribéry (2), Klose e Toni (2) foram os autores de uma “manita” de má memória. O pior estava guardado para Munique onde os "leões" saíram vergados com uma goleada de 7-1. Moutinho marcou o tento de honra, Podolski (2) Polga 39 (autogolo), Schweinsteiger, Van Bommel, Klose e Thomas Müller 90 os gooos do Bayern. Números expressivos que não espelhavam a diferença entre as duas equipas.
O último duelo aconteceu na Liga Europa diante do Hertha Berlin, com vitória em Alvalade por 1-0 e derrota fora pelo mesmo resultado.
Os números assustam, é verdade, mas este "leão" já mostrou que não tem medo. Travou o Benfica em plena Luz onde tinha perdido nas oito anteriores deslocações. E venceu o FC Porto em pleno Dragão por dois golos de diferença, algo que não acontecia há 50 anos.
Esta terça-feira, o Sporting tem tudo para dar uma machadada final no enguiço dos jogos na Alemanha e vencer pela primeira vez. O encontro está marcado para as 19h45 e terá arbitragem do russo Sergei Karasev.
Comentários