O Sporting perdeu frente ao Leipzig por 2-1, na sétima e penúltima jornada da fase de liga da 'Champions'. Os leões sofreram a terceira derrota na prova europeia e mantêm os 10 pontos conquistados. No primeiro embate entre as duas equipas, os alemães levaram a melhor com golos de Šeško e Poulsen.
Para a partida, Rui Borges promoveu algumas mexidas com Viktor Gyokeres novamente no banco de suplentes. Contudo, o sueco era necessário ao jogo leonino e entrou no segundo tempo para assinalar o golo do Sporting.
St. Juste saiu lesionado aos 29 minutos, dando lugar a Gonçalo Inácio.
Com este resultado, os leões permitiram a primeira vitória do Leipzig nesta edição da Liga dos Campeões.
O Sporting entrou agressivo e com vontade de explorar a área alemã, tendo feito a primeira ameaça logo aos dois minutos de jogo. No lado esquerdo, Quenda descobriu a desmarcação de Trincão, que deixou para o centro onde estava Conrad Harder solto de marcação. O avançado rematou por cima, naquela que foi a primeira de várias tentativas até ao intervalo.
Aos seis minutos, o conjunto de Rui Borges ameaçou com Harder a picar a bola para a área, onde apareceu Geny Catamo em zona de finalização. Apesar da velocidade do moçambicano, Vandevoordt antecipou-se e afastou de cabeça. Alguns minutos depois, lá estava Harder a tentar de novo o remate com uma variação para o meio, mas novamente por cima da baliza.
Até aos 15 minutos da partida, o jogo estava dividido e sem oportunidades que tivessem feito tremer os guarda-redes de parte a parte. Contudo, o Sporting começou a permitir a entrada dos adversários com mais facilidade e o Leipzig aproveitou para empurrar a linha defensiva dos leões para trás.
O jogo tornava-se perigoso para o Sporting e o pior aconteceu aos 19 minutos com o golo do Leipzig. Xavi Simmons descobriu Raum que apareceu sozinho nas costas de Fresneda. Raum cruza para Sesko encostar para o fundo das redes. O lateral leonino revelou algumas fragilidades no posicionamento, sendo pouco apoiado na compensação defensiva.
O Leipzig ganhou confiança após o golo e foi tendo muita facilidade em entrar na área leonina, com o Sporting a perder o protagonismo que tinha conquistado no início da partida.
Aos 28 minutos, os leões chegam estiveram perto do empate. Excelente passe de Geny Catamo a encontrar Maxi Araújo, que viu o seu remate ser intercetado por Baumgartner que corta, de forma imperial para canto.
À passagem do minuto 31, o Sporting voltou a pensar o pior, mas foi salvo pelo VAR. Na sequência de uma excelente abertura de Baumgartner para Raum, o alemão voltou a tirar partido da incapacidade e falta de acompanhamento de Fresneda e bateu Franco Israel. Contudo, Openda estava em fora de jogo e o golo foi anulado pelo árbitro.
Geovany Quenda deu o ar de sua graça e foi protagonista de um excelente pormenor técnico, sendo travado em falta.
Nos últimos 1o minutos da primeira parte, a formação verde e branca cresceu e foi bem mais agressiva do que os alemães, chegando por diversas vezes à área contrária. Aos 43, Harder era de novo a referência no ataque leonino, mas o avançado chegou atrasado a um cruzamento de Catamo e foi por pouco que não atirou para o fundo das redes. Na recarga, Fresneda disparou para o corte de Raum. O lateral viria a protagonizar mais um remate, para nova interceção alemã.
Gyokeres bem tentou, mas não foi o salvador
Na segunda parte, esperava-se que os leões regressassem iguais aos últimos tempos do primeiro tempo, mas foi o Leipzig que chegou com muito perigo para a área sportinguista. Ainda que posteriormente o lance tenha sido anulado por falta de Openda sobre Diomande, houve um remate ao poste por parte de Haidara. Depois de um grande confusão e vários ressaltos, os postes defendidos por Israel tremeram com um remate potente de fora de área.
Aos 55 minutos, Rui Borges começou a explorar opções e fez uma tripla substituição com as entradas de Gyokeres, Daniel Bragança e Morita para os postos de Harder, Catamo e Debast.
A 15 minutos dos 90', aconteceu o inevitável: golo de Gyokeres. Na sequência de uma recuperação de bola por Hjulmand, Morita deixa para Bragança que lança o sueco em profundidade. A partir daí, a história é repetida com mais um lance de explosão e agressividade de Gyokeres, que remata cheio de intenção para o empate.
A resposta alemã não tardou em chegar com o Leipzig a superiorizar-se no marcador, de novo. Depois de entrar na segunda parte, Poulsen respondeu a uma triangulação alemã e picou por cima de Israel. O recém entrado Ricardo Esgaio não foi capaz de impedir que o esférico entrasse para o 2-1.
Já no período de descontos, os leões estiveram perto de empatar, após várias insistências. Quenda rematou para o centro da área e Gonçalo Inácio foi lá cima para cabecear por cima das redes adversárias.
Assim, o Sporting continua com os mesmos 10 pontos, tal como o Benfica, e ainda terá de fazer contas para a passagem aos oitavos de final da prova europeia.
Comentários