Se há uns tempos dissessem que um avançado sueco vindo do Coventry City, na segunda liga inglesa, viria a ser um dos jogadores mais impactantes dos últimos anos no clube leonino, poucos acreditariam. O que é certo é que o Sporting apostou e Viktor Gyokeres correspondeu de uma forma avassaladora.
Depois de uma exibição monstruosa e um hat-trick diante de um dos maiores clubes europeus, Gyokeres comprovou que não é só diferenciado na liga portuguesa, mas também na competição maior do futebol europeu. Para além disso, igualou Harry Kane como melhor marcador da Liga dos Campeões desta temporada.
Os seus números são astronómicos e é fácil entender a razão que o tornou num ídolo para os adeptos leoninos. Dentro de campo é uma autêntica máquina de fazer golos e está perto de entrar na história do Sporting: Em 67 jogos, marcou por 66 vezes e está a um golo de igualar Jardel e a dois de entrar no top 25 dos melhores goleadores de sempre dos verdes e brancos.
Na presente temporada, é de longe o melhor marcador leonino, tendo 23 golos em apenas 17 jogos. Se a referência para as estatísticas for o ano de 2024, os dados são ainda mais reveladores, somando 53 golos em 51 jogos, sendo que 27 deles foram apontados a partir do mês de agosto.
Começámos por abordar a sua veia goleadora, mas o seu contributo vai muito para além disso. Também nas assistências tem feito a diferença, na medida em que já contribuiu para 21 golos dos seus companheiros de equipa desde o momento em que chegou a Alvalade.
Como não seria de esperar outra coisa, na Liga dos Campeões, tem elevado o Sporting para outro patamar. Depois do encontro frente ao Manchester City, Viktor Gyokeres tornou-se no primeiro jogador leonino a fazer uma hat-trick na competição nos últimos 42 anos. Há mais de quatro décadas que tal não acontecia, já que os últimos jogadores a concretizar este feito num só jogo foram Lourenço (1970) e António Oliveira (1982), ainda na chamada Taça dos Campeões Europeus.
Ainda sobre a mágica noite europeia para os leões, o sueco tornou-se apenas no terceiro jogador a marcar um hat-trick ao Manchester City na Liga dos Campeões, depois de Messi e Nkunku o terem feito.
Importa destacar que só nas últimas três partidas, Viktor Gyokeres faturou em nove ocasiões depois de um bis, um hat-trick e um póquer. O avançado é um dos apetecíveis jogadores do futebol europeu, e estará provavelmente de partida de Alvalade no final da temporada.
O Sporting goleou na terça-feira o Manchester City por 4-1, em jogo da quarta jornada da fase de liga da Liga dos Campeões de futebol e deu um passo importante com vista ao apuramento direto para os oitavos de final.
Frente a um dos 'gigantes' europeus, a equipa 'leonina, cujo técnico Rúben Amorim ruma dentro de seis dias para o grande rival do City, o Manchester United, ainda esteve a perder praticamente no arranque da partida, com um golo de Foden, aos quatro minutos. Contudo, empatou a contenda ainda antes do intervalo, no primeiro golo do avançado sueco Viktor Gyökeres, aos 38 minutos.
O arranque da segunda parte foi demolidor por parte do Sporting, que chegou aos 50 minutos já a vencer por 3-1, depois dos golos do uruguaio Maximiliano Araújo (46) e de Gyökeres (49), de grande penalidade, jogador que completou o 'hat trick' aos 81, também da marca dos 11 metros.
Com esta vitória, o Sporting fecha a primeira metade da fase de Liga no segundo lugar da classificação, com 10 pontos, com os mesmos pontos que o Mónaco, que é terceiro, e apenas superados pelo Liverpool, que comanda com 12 pontos, resultantes de quatro triunfos em outros tantos jogos.
Comentários